TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kioske De Consulta

Pesquisas Acadêmicas: Kioske De Consulta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

A Motivação é fundamental para a autoestima e reconhecimento de colaboradores e com isso terá bons fluidos para a organização, trazendo desempenho e produtividade.

Para um lider é muito importante a motivação, o envolvimento de todos para ter sucesso na empresa. A presente pesquisa, baseado no estudo nos mostra como é importante o bom relacionamento e motivação que envolve um lider, com o trabalho consegue gerenciar e motivar sua equipe dando oportunidades, plano de carreira e obviamente metas pra melhor alcance de seus objetivos.

Palavras - chaves : Motivação; comunicação;

Abstract

Motivation is essential for self-esteem and recognition of employees and this will have bonus for the organization, bringing performance and productivity.

For a leader is very important motivation, involvement of all to succeed in business.

This research, based on the study shows us how important good relationships and motivation involving a leader with the work can manage and motivate your team giving opportunities, career planning and course goals to better reach your goals.

Keywords. Motivation; Communication

1 Introdução

Este é um tema que está sempre em alta no âmbito da administração empresarial. Muitos gestores e empresas recorrem a livros ou palestras motivacionais, todos querem saber qual é a fórmula para motivar, qual a melhor técnica deve ser usada na sua empresa.

Segundo o dicionário Aurélio motivação significa:´´ Ato ou efeito de motivar; Palavra popularmente usada para explicar por que as pessoas agem de uma determinada maneira. Em psicologia e nas outras ciências do comportamento, a palavra tem uso mais limitado. Alguns cientistas vêem a motivação como fator que determina o comportamento.''

O fato é que motivação é uma força intrínseca que vem de dentro de cada indivíduo, ou seja, somente cada um sabe os motivos que os levam a realizar determinada ação,portanto não é correto falar que alguém te motivou, pois a motivação é o conjunto de fatores que te levaram a ter prazer em realizar. É bem verdade que algumas pessoas de sucesso podem inspirar ou estimular, mas a vontade de fazer está em cada um.

Algumas ações são propícias para o melhoramento do trabalho em equipe e podem ser fatores que impulsionem a motivação no ambiente de trabalho. Veja mos algumas:

1- Trate seus empregados com urbanidade:

Mostre ao seu funcionário que ele agrega valor à empresa, que é fator primordial para o sucesso da mesma. Tente perceber a imagem que ele tem da organização. Dificilmente ele vai se sentir motivado se não admira a empresa em que trabalha.Respeite a sua equipe e a individualidade de cada um,pois só assim poderá formar uma equipe unida. Você não precisa amar ninguém, mas precisa entender a importância de seu trabalho e respeitá-lo como profissional.

2-Acredite nos seus funcionários

Faça com que eles percebam que é verdadeiro em suas avaliações e mostre que acredita nas orientações que repassa para a equipe. Demonstre coerência em suas ações para que a recíproca seja verdadeira. Você não poderá cobrar pontualidade se chega diariamente atrasado. Confie nas informações vindas deles.

3-Dê oportunidade

Para que eles interajam e se manifestem a favor da empresa, coloque em prática as boas idéias, mesmo que isso no primeiro momento pareça absurdo. Obviamente que não deverão ficar prejudicado os objetivos e metas da empresa, mas o bom gestor deve ouvir. O que não deve ser aplicado agora, poderá ser útil em momento posterior. E não esqueça de indicar que a idéia não é sua. Esta é mais uma forma de motivar o funcionário. Não seja centralizador.

4-Crie um "momento mágico"

Periodicamente, desenvolva alguma atividade inusitada junto à sua equipe, como leituras, sessão de meditação, yoga, ginástica laboral,etc. Existe uma infinidade de opções que você tem para quebrar a rotina, integrar seu pessoal, divertir e motivar para desenvolver um ambiente de trabalho mais produtivo.Tente sentir o que a equipe acha mais interessante.

5-Crie espaço para desenvolver talentos

Todo ambiente corporativo tem sempre algum talento escondido.Sempre que possível identifique colaboradores que gostariam de apresentar algum trabalho ou performance para a equipe.Veja se existe alguém que cante e convide pra ser uma das atrações em algum evento da empresa como final de ano,dia do trabalhador ou aniversário da empresa.

6- Elogie e reconheça.

O elogio e o reconhecimento por um trabalho bem realizado deve sempre ser sincero. Falsos elogios ou elogios muito exacerbados fazem perder a credibilidade. Porém, não economize elogios se a pessoa fez por merecê-los; ao elogiar, faça-o com sinceridade e convicção e, se possível, diante de outras pessoas. Isso provocará um efeito positivo em todos. Mas, quando for repreender ou chamar a atenção de alguém, faça-o sempre em particular, sem a presença de outras pessoas. Com isso, você estará preservando o orgulho e ou auto-respeito, gerando em seu funcionário a tão esperada motivação.

• Fonte: Admtiagodeoliveira.blogspot.com.br

SÃO PAULO - Levantamento da consultoria de gestão de negócios Hay Group concluído neste mês revela que 31% dos funcionários estão acomodados no emprego. O estudo, que define esses profissionais como "inefetivos", foi feito com 261 mil trabalhadores de 85 empresas de todos os setores - indústrias de base e de transformação, serviços, setor público e terceiro setor. No levamento de agosto de 2010, o porcentual de "inefetivos" era de 33% num universo de 154 mil colaboradores de 41 empresas

Ao ver que sua empolgação diminuía, Elaine fez cursos e deixou sua bem sucedida carreira para atuar no 3º setor

Lilian Graziano, professora de gestão de pessoas da Trevisan Escola de Negócios, identifica esses colaboradores como aqueles que vão à empresa e fazem apenas o suficiente para continuar empregados. Não ousam, não inovam. No estudo da Hay Group são apontados como trabalhadores que entregam menos do que podem, não se sentem engajados com a empresa e acham que não dispõem de suporte necessário para desenvolver suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com