TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E BANCO DE DADOS

Dissertações: LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E BANCO DE DADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  3.193 Palavras (13 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Pensar em programação imagina-se um desenvolvedor sentar na frente de um computador e desenvolver o mais sofisticado dos sistemas. Para quem não entende acha fácil, mas ser um desenvolvedor requer conhecimento, uma boa equipe de apoio e bastantes informações. Com o avanço da tecnologia o mercado necessita de mais profissionais que não só tenham teorias, mas práticas e criatividade. No mercado atual existem vários tipos de linguagem de programação, porém neste trabalho serão apresentados três tipos: C #, C ++ e JavaScript. Cada um apresentando seus conceitos e características e a forma que são utilizados por clientes e organizações.

Fazer um escopo de um sistema é complexo, porque não é somente desenvolver a ideia, é também saber onde armazená-las, por isso os bancos de dados são importantes. Ainda no discorrer do trabalho serão apresentados três tipos de banco de dados: Banco de Dados Orientado a Objetos, Banco de Dados Relacional e SQL. Que também mostrará seus conceitos, características e forma que são utilizados.

3 DESENVOLVIMENTO

Conforme o escopo dado para o desenvolvimento deste trabalho, iremos falar sobre linguagens de programação e banco de dados. Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicação de instruções entre computadores. Ela permite que um desenvolvedor especifique sobre os quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais as ações devem ser tomadas sob quaisquer circunstâncias. As linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos, ou seja, uma sequencia finita de instruções bem definidas e não ambíguas, com precisão. Elas também tornam menos dependentes de computadores ou ambientes computacionais específicos. Isto porque programas escritos em linguagens de programação são traduzidos para o código da máquina do computador no qual será executado em vez de ser executado diretamente. A seguir serão mostrados três tipos de linguagens de programação.

3.1.1– LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM C#

Conhecida também como C Sharp é uma linguagem de programação visual dirigida por eventos e totalmente orientada a objetos na qual os programas são criados usando-se um IDE (Integrated Development Environment) ambiente de desenvolvimento integrado. Com um IDE, um desenvolvedor pode criar, executar, testar e depurar programas C# convenientemente, reduzindo o tempo necessário para produzir um programa funcional a uma fração do que levaria sem usar um IDE. Foi desenvolvida pela Microsoft, considerada a maior empresa de desenvolvimento de software. Ela possui várias características em linguagens como C++ e Java, baseadas na linguagem “C”. Essa linguagem está diretamente vinculada a um conjunto de programas prontos chamados de Framework. Net, que auxilia o desenvolvimento de novos programas. Suas características são:

 Todas as variáveis e código são declarados no escopo de classes. É possível, contudo, declarar tipos ("structs" e enumerações) fora do escopo de classes. Nem tudo é uma classe.

 Tipagem forte. As enumerações são tipos próprios e incompatíveis com outras enumerações. Existe um tipo lógico (bool) incompatível com inteiros. Os tipos intrínsecos são: lógico, inteiros de vários tamanhos pré-definidos (8, 16, 32 e 64 bits, com e sem sinal), ponto flutuante IEEE de 4 e 8 bytes, string e decimal. Só existe um único tipo "char", também incompatível com inteiros.

 Os objetos e "arrays" são necessariamente alocados dinamicamente no "heap" com o uso do operador "new".

 O índice dos "arrays" começa com zero e sua faixa é sempre verificada em tempo de execução.

 O C# inicializa a maioria das variáveis com zero e efetua diversas verificações de lógica, como se uma variável foi atribuída antes de ser usada, se um parâmetro de saída foi atribuído e se um inteiro teve sua faixa violada.

 Todas as conversões de tipo ("cast") são validadas em função do tipo real da variável em tempo de execução, sem exceções.

 “O operador”." 'é usado em diversos lugares, quando em C++ seriam usados ".", "::" e"->".

 Existe outro tipo de loop além dos oriundos do C (for, while, do..while), o "foreach", usado para varrer todos os elementos de um array ou "coleção".

 O "switch" elenca opções mutuamente exclusivas, por definição, e pode ser usado com strings. O "break" depois de cada opção é obrigatório.

 O único mecanismo de tratamento de erros do C# é a exception.

 Não existem macros, mas existe compilação condicional (#ifdef, etc).

 Os templates não são suportados, pelo menos por enquanto. Talvez seja possível criar um mecanismo semelhante aos templates no futuro. De qualquer forma, o C# tem um suporte bastante abrangente a "reflections", o que pode substituir templates em várias situações.

 O C# suporta sobrecarga de funções e de operadores, como o C++, mas não tem argumentos "default".

 O C# possui operadores de conversão, mas existe uma sintaxe para indicar se a conversão deve ser implícita ou explícita. O construtor não é usado como operador de conversão. Orientação a Objeto O modelo de orientação a objeto tem as seguintes características básicas:

 Herança simples, com um ancestral comum a todos os objetos chamado "System Object" O ancestral comum concentra funções de criação, comparação, conversão para string e informações de tipo em tempo de execução.

 Embora a herança seja simples, as classes podem implementar várias "interfaces". Isto traz as vantagens da herança múltipla sem muitos de seus problemas. Uma interface funciona como se fosse uma "classe abstrata", que possui apenas protótipos de métodos, sem nenhuma implementação.

 Podemos declarar "properties", que funcionam sintaticamente como campos, mas na verdade chamam um par de métodos para atribuir ou receber o valor da "property". As propriedades podem ser também "indexadas" com um inteiro, funcionando como se fossem "arrays" ou indexadas com uma "string", quando passam a funcionar como um dicionário. O ambiente de desenvolvimento sabe criar "editores de propriedades"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com