TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linha Do Tempo URSS

Trabalho Escolar: Linha Do Tempo URSS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  1.492 Visualizações

Página 1 de 3

Linha do tempo da URSS

No começo do século XX, a Rússia passou por uma crise social e econômica. A desigualdade era enorme entre os camponeses e a nobreza (dona de terras). O regime do czar Nicolau II foi seriamente abalado por protestos, em 1915. As lideranças socialistas organizaram os operários em conselhos, os sovietes, nos quais se debatiam decisões políticas.

O czar prometeu reformas; estabeleceria um governo constitucional e convocaria eleições para o parlamento (Duma), responsável de elaborar uma constituição. Os mencheviques e outros partidos deram-se por satisfeitos. Já os bolcheviques – socialistas revolucionários liderados por Lênin, exigiram o fim da monarquia.

O governo procedeu repressão aos focos de revolta interna, prendeu líderes revolucionários e deixou as promessas que havia feito de lado. Em 1917, inicia-se em Petrogrado (atual São Petersburgo) a revolução que resultaria na renuncia do Czar.

Neste momento é instalado o governo provisório com dois poderes o Soviete de Petrogrado e a Duma, controlado pelos mencheviques e sem representantes dos bolcheviques.

Lênin retornou do exílio e reorganizou os bolcheviques que em 25 de outubro, cercaram Petrogrado onde ficava o governo provisório para tomar o poder. O czar Nicolau II foi condenado à morte e juntamente com a família imperial foi fuzilado, em 1918. Daí o então Partido Bolchevique passou a se chamar Partido Comunista.

Assim em 1922 surgi a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), com a união das seguintes repúblicas; Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Transcaucásia e as repúblicas da Ásia Central

Linha do tempo:

1894 - Primeiro trono Czar assumido por Nicolau Alexandovitch Romanov

1904 / 1905 - Guerra Russo-japonesa

1914 - Primeira Grande Guerra

03/1917 - Abdicou o trono, levando-o a trágico fim, ao ser fuzilado pelos bolcheviques, em Escaterineburgo, no dia 17 de julho, junto com a esposa e os filhos

11/ 1917 - Retorno de Lênin do exílio, Governo revolucionário liderado por Lênin através da Revolução dos Bolcheviques

1918 - Fim da Primeira Grande Guerra

1922 - Formação do URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), agrupando os territórios antes pertencentes ao império Russo com seu patrno Lênin

(reunião do povo na praça vermelha com o discurso de Lênin)

1924 - Morte de Lênin, Stálin assumi o poder do Governo Soviético e do Partido Comunista

1929- A política de coletivização forçada das terras feita por Stalin provoca a morte de pelo menos 10 milhões de camponeses por fome ou execução, combatendo também as tendências autonomistas dos povos não-russos.

1936 - Stálin leva à morte a grande maioria dos antigos dirigentes bolcheviques.

1940 - Assassinato do líder dos bolcheviques Leon Trótski, no México.

1941 - A Alemanha invade a URSS, e Stálin se torna um dos chefes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com