TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCÍCIOS I – ESTRUTURAS EM MADEIRA

Por:   •  9/2/2017  •  Exam  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  5.855 Visualizações

Página 1 de 5

LISTA DE EXERCÍCIOS I – ESTRUTURAS EM MADEIRA

  1. Determinar o valor de cálculo da resistência da madeira à compressão e tração paralela às fibras da espécie Cupiúba (Goupia glabra). São dados: valor médio da resistência à compressão paralela às fibras da espécie, determinado em laboratório, igual a 54,4MPa; e a de tração paralela ás fibras igual a 62,1MPa; carregamento de longa duração; peças estruturais de madeira serrada de 2º categoria; classe de umidade 4.

  1. Determinar o valor de cálculo da resistência da madeira: Dados: espécie – Maçaranduba (fc0,m=82,9MPA, fvo,d = 14,9MPA); Madeira serrada de 2º categoria; Carregamento de longa duração; O local de construção tem umidade relativa do ar média igual a 70%. Calcular as tensões resistentes de projeto de compressão paralela às fibras e cisalhamento paralelo às fibras.
  1. Determinar o valor de cálculo da resistência da madeira à compressão e tração paralela às fibras da espécie Pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia). São dados: valor médio da resistência à compressão paralela às fibras da espécie, determinado em laboratório, igual a 40,9MPa; e a de tração paralela ás fibras igual a 93,1MPa; carregamento de longa duração; peças estruturais de madeira serrada de 2º categoria; classe de umidade 4.
  1. Uma estrutura será construída com madeira da espécie Louro pardo, cujas propriedades mecânicas médias referidas ao grau de umidade de 15%. Onde: fco,m = 61,0MPa; fM,m = 123MPa; fvo,m = 11,4MPa. Será utilizada madeira serrada de 2º categoria e o local de construção tem umidade relativa do ar de 70% e carregamento de longa duração. Com base nestas informações, determine a tração e compressão paralela às fibras.
  1. Para uma obra em estruturas de madeira será utilizada uma espécie da qual não se conhecem as propriedades mecânicas. Para isto foram realizados 12 ensaios de amostras sem defeitos de um lote de madeira cujo grau de umidade médio é igual a 18%. Foram realizados 12 ensaios de flexão. Determinar os valores característicos das tensões resistentes fco,k e fto,k referidos a condição padrão de umidade.

AMOSTRAS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

fM,m (MPa)

56,7

43

61,9

64,7

59,9

54,9

38,6

34,9

43

58

58,1

50

  1. Determinar os valores de cálculo para a resistência de cálculo paralela as fibras (fc0d) e ao cisalhamento (fv0d), bem como o valor efetivo do módulo de elasticidade na direção paralela às fibras (Ec0,ef) para a classe C-60 (dicotiledônea). Considerar madeira serrada, de segunda categoria, classe de umidade 2 e carregamento de longa duração.

  1. Uma treliça de madeira serrada de primeira categoria está sujeita a uma carga de ação permanente. Considerar a madeira de dicotiledônea da classe 20. Determinar à resistência a

compressão paralela e perpendicular. O local de construção tem umidade relativa do ar média igual a 65% e carregamento de longa duração

  1. Determinar as combinações nos Estados Limites de Utilização e Último de uma barra de madeira que está sofrendo uma solicitação por cargas de compressão, sendo uma permanente (ação permanente de grande variabilidade) de 24kN, sobrecarga de 13kN e uma carga variável devida ao vento igual a 7kN.

  1. Uma treliça de cobertura de madeira está sujeita aos seguintes carregamentos verticais distribuídos por unidade de comprimento.  Peso próprio G = 0,8 kN/m. Carga acidental Q = 1,5 KN/m. Vento (pressão) Qv1 = 1,3 kN/m. Vento (sução) Qv2 = -1,8 KN/m. Calcular as ações combinadas para projeto no Estado Limite Ultimo.
  1. A treliça (ver figura) está submetida a carregamentos permanentes e variáveis causados pelo efeito do vento. Os esforços causados nas barras por esses carregamentos estão indicados na Tabela. Determinar os esforços de cálculo para o estado limite último, na situação mais crítica (tração ou compressão axiais) em cada uma das barras (SZÜCS et al., 2007).

[pic 2]

[pic 3]

  1. Verificação da seção útil da linha da tesoura. A linha da tesoura está submetida ao esforço solicitante de cálculo Nd = 50kN, considerando uma situação duradoura de projeto, verifique se a seção 7,5cm x 10 cm atende a este esforço, considerando: conífera Classe C30; carregamento de longa duração; classe de umidade 4; peças de 2° categoria; parafusos de diâmetro 12,5 mm.

[pic 4]

  1. O detalhe da figura representa a ligação entre o banzo superior e inferior, chamada ligação de extremidade, para uma treliça de Jatobá. Os esforços normais de cálculo nas peças estão identificados a seguir. Pede-se a verificação do estado limite último para a barra tracionada da ligação de extremidade. Considerar carregamento de longa duração, a madeira de 2a categoria, a classe de umidade do local da construção é 2 e as cargas permanentes são de grande variabilidade. fc0,m = 93,3 MPa ; Esforços Barra 1-10: Ngk = + 2.386 daN (perm.); Nqk = + 1.235 daN (vento); q = 23º.

[pic 5]

13. Calcule:

a)Determinar as combinações das ações para Estados Limites Últimos de um banzo inferior de uma treliça.

Dados:

Ações permanentes de grande variabilidade.

Ação Permanente: G = 21,08 kN

Ações Variáveis: Q = -18,21 kN (sucção assimétrica)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (603.8 Kb)   docx (535.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com