TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratorio sinais discretos

Por:   •  1/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório de Atividades de Processamento Digital de Sinais

-Laboratório 1

Relatório de Atividades de Processamento Digital de Sinais

-Laboratório 1

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Processamento Digital de Sinais, no Curso de Engenharia Elétrica,

RESUMO

Nos dias de hoje é de extrema importância o correto compreendimento e entendimento dos fenômenos físicos que cercam as Engenharias. Não se difere o campo da eletricidade, em que em sua total abundância de sistemas e controles de diferentes vertentes e propriedades, nos mostra sua potência pela eletrônica digital e analógica. Neste estudo, foram abordados os exercícios realizados em laboratório e aqui registrados os resultados da experiência. Especificamente foi analisado o comportamento de sinais discretos executados via software MatLab, foram analisados as formas de onda, impulso, degrau, exponencial e senoidal.

Palavras-chave: MatLab. Sinais Discretos.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 OBJETIVO GERAL

2.2 METODOLOGIA

2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS E RESULTADOS

3 CONCLUSÕES

1 - INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados e conclusões obtidos na aula de laboratório, supervisionados pela Professora Débora Meyhofer Ferreira.

Foram executados em aula sequencias de sinais discretos, em especial impulso, degrau, exponencial e senoidal objetivados no entendimento relacionado a matéria teórica vista em sala de aula.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 OBJETIVO GERAL

 

O objetivo fundamental deste relatório é concretizar o aprendizado teórico outrora visto em sala de aula com o apoio dos recursos do laboratório, formando assim, uma análise pratica dos processamentos digitais de sinais.

Pretende-se aqui esclarecer em evidências a natureza do comportamento das formas de onda utilizando diferentes operações matemáticas com as mesmas, proporcionando desta forma uma abrangência técnica vasta em termos de análise crítica em laboratório.

2.2 METODOLOGIA

De uma maneira essencial, são aqui utilizados os fatos físico-científicos como base para a formulação e teste de hipóteses de pesquisa, hipóteses essas que são realizadas integralmente pelos experimentos no laboratório com o auxílio do software de MatLab possibilitando assim obter um padrão crítico que será fruto da utilização de técnicas dos conceitos teóricos vistos em sala de aula como um meio de análise.

 

2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS E RESULTADOS

Foram apresentados os exercícios, conforme abaixo.

1. Execute no Matlab, analise e comente o programa no MatLab que visualiza a seguinte seqüência. Pode ser feito em linha de comando :

 [pic 1]

Para x1[n], foi executado o seguinte comando:

>>x1 = [-3:7]

>> y1 = [3,0,2,1,5,7,0,0,1,1,10]

>>stem(x1,y1)

>> grid on

E conforme podemos visualizar na figura (1), obtivemos a seqüência, partindo de -3 até -7 conforme x1 e com os valores de y1, utilizando o comando stem(x1,x2)

[pic 2]

Figura (1)

Para x2[n], foi executado o seguinte comando:

>>x2 = [0:8]

>> y2 = [-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4]

>> stem (x2,y2)

>>grid on

E obtivemos um resultado semelhante ao x1 conforme figura (2).

[pic 3]

Figura (2)

Para x3 e x4, foram executados os mesmos programas apenas alterando valores. Foram obtidos resultados semelhantes conforme podemos verificar nas figuras (3) e (4)

>> x3=[-3:3];

>> y3=[0,0,0,1,0,0,0]

>>stem(x3,y3)

[pic 4]

Figura (3)

>>x4=[0:34];

>> y4=[1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1]

>> stem(x4,y4)

>>grid on

[pic 5]

Figura (4)

2. Semelhante ao Exel, porém criar um arquivo.m no MatLab para visualizar as  seqüências x(n) e x(n-2) e x(n+2). Utilizar o comando subplot para visualizar ao mesmo tempo o gráfico original e o gráfico com a sequencia deslocada.

Foi executado os seguintes comandos no MatLab, o arquivo.m esta sendo anexado junto ao relatório:

>> x=[0:10]

>> n=[0:10]

>>subplot (3,1,1)

>>stem (n,x)

>>grid on

>> n1=[-2:8]

>>subplot (3,1,2)

>>stem (y,x)

>>grid on

>> n2=[2:12]

>>subplot (3,1,3)

>>stem (z,x)

>> grid on

Como podemos verificar no gráfico da figura (5) temos os 3 gráficos, no primeiro temos a função original, no segundo a função atrasada em -2 e no terceiro temos a função adiantada em +2.

[pic 6]

Figura (5)

A FUNÇÃO IMPULSO:

Geração matemática de uma sequência de amostragem unitária,

[pic 7]

3- Analise o programa MatLab que visualiza a seqüência amostra unitária  δ(n) e δ(n-no) para  n1≤ n ≤n2. Para isso terá que ser criado a função impseq em um arquivo do Matlab chamado também impseq.m. Após criar a função, executar na linha de comando >>impseq(?,?,?)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (607.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com