TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório com o Simulador SOsim

Seminário: Laboratório com o Simulador SOsim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Seminário  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 4

Laboratório com o Simulador SOsim

Atividade 1: Escalonamento Circular

a) Práticas de simulação

Execute o simulador SOsim e configure-o para trabalhar com Escalonamento Circular: janela Console SOsim / Opções / Parâmetros do Sistema na guia Processador.

b) Análise Prática

Crie dois processos com a mesma prioridade (um CPU-bound e outro I/O-bound): janela Gerência de Processos / Criar – janela Criação de Processos / Criar.

Na janela Gerência de Processos, observe o tempo de processador de cada processo durante dois minutos e as mudanças de estado. Após esse período anote o tempo de processador de cada processo. Analise o balanceamento no uso do processador pelos dois processos.

Na janela Gerência de Processos finalize os dois processos.

Na janela Gerência de Processador, aumente a fatia de tempo movimentando a barra de Fatia de Tempo.

Na janela Gerência de Processos, observe mais uma vez o tempo de processador de cada processo durante dois minutos e as mudanças de estado. Após esse período anote o tempo de processador de cada processo. Compare os tempos anotados nas duas e analise o resultado do balanceamento no uso do processador pelos dois processos. Identifique as causas da variação.

c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador

Considere a concorrência, nesse tipo de escalonamento, com dois processo CPU-bound que não realizam operações de E/S. Qual o efeito da variação da fatia de tempo sobre o balanceamento no uso do processador?

Atividade 2: Escalonamento Circular com Prioridades Estáticas I

a) Práticas de simulação

Execute o simulador SOsim e configure-o para trabalhar com Escalonamento Circular com Prioridades Estáticas: janela Console SOsim / Opções / Parâmetros do Sistema na guia Processador.

b) Análise Prática

Crie um processo CPU-bound com prioridade 3 e um outro I/O-bound com prioridade 4: janela Gerência de Processos / Criar – janela Criação de Processos / Criar.

Na janela Gerência de Processos, observe o tempo de processador de cada processo durante dois minutos e as mudanças de estado. Após esse período anote o tempo de processador de cada processo.

Verifique a preempção por prioridade que ocorre toda vez que o processo I/O- bound de maior prioridade passa para o estado de Pronto.

Analise o balanceamento no uso do processador pelos dois processos comparativamente a Atividade 1.

c) Questões teóricas para responder com a ajuda do simulador

Quais devem ser os critérios para determinar as prioridades dos processos?

Caso, nesse escalonamento, todos os processos sejam criados com a mesma prioridade, qual o benefício dessa política sobre o Escalonamento Circular?

Atividade 3: Escalonamento Circular com Prioridades Estática II

a) Práticas de simulação

Execute o simulador SOsim e configure-o para trabalhar com Escalonamento Circular com Prioridades Estáticas: janela Console SOsim / Opções / Parâmetros do Sistema na guia Processador.

b) Análise Prática

Crie um processo CPU-bound com prioridade 4 e um outro I/O-bound com prioridade 3: janela Gerência de Processos / Criar – janela Criação de Processos / Criar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com