TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório de Mecânica Clássica Experiência – Mola helicoidal

Por:   •  23/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Campus B. A – Centro de Engenharia

Laboratório de Mecânica Clássica

Experiência N°3 – Mola helicoidal

Jefferson L. de Souza Alves 11610551

Lucas Duarte da costa       11511674

Outubro 2016


Sumario

-1- Introdução ..................................................3

-2- Objetivos ....................................................4

-3- Materiais.....................................................5

-3.1- Régua graduada ................................5

        -3.2- Balança eletrônica.......................5 e 6

-4-Experimentos...............................................7

        -4.1-Calculos...............................7, 8 , 9 e 10

        -4.2-Graficos.....................................11 e 12

        -4.2- Pratica..............................................13

-5-Conclusão...................................................14

-6-Bibliografia.................................................15

-1- Introdução 

O homem é um ser inconformado que busca sempre o conhecimento, com isso também procura sempre melhorar a sua vida na criação de instrumentos e emparelhamento desses com outros para aumentar seu conforto. Foi assim no passado com a domesticação de animais para transporte de carga, com criação da roda que foi utilizada para criar carroças e otimizar o transportem de carga e depois de muitos anos dentre outras inúmeras criações eis que surge o automóvel, que nada mais era que uma carroça motorizada.

Ao longo do tempo o homem percebeu que ele poderia ter outros fins e iniciou-se o processo de aprimoramento do auto, e dentre muitos aperfeiçoamentos eis que surge a mola helicoidal, com papel de reduzir impactos impostos ao veiculo e aos ocupantes resultantes das irregularidades do piso.

As molas são construídas utilizando matérias que tenham elasticidade, para que independente do formato ou tipo da mola elas sejam sempre elementos mecânicos elásticos. Desta forma, segundo a lei de Hooke, largamente usada na resistência dos materiais, molas são componentes que trabalham dentro da zona elástica onde a deformação é linearmente proporcional à tensão

Existem alguns tipos de molas helicoidais dentre eles:

Molas de compressão - sua fabricação tanto pode ser de forma artesanal ou em máquinas automáticas e semi-automáticas. Em forma helicoidal cilíndrica, cônica ou bicônica com as extremidades abertas ou fechadas, retificadas ou não. Suas espiras são enroladas sempre com vão entre elas. Com secção do arame redondo, oval, trapezoidal ou quadrada.

 Molas de Tração - sua fabricação tanto pode ser de forma artesanal ou em máquinas automáticas e semi-automáticas. Em forma helicoidal suas espiras são geralmente enroladas encostadas em alguns casos com vão entre elas, pode ser cilíndricas ou bicônicas fabricadas com arame redondo ou em secção retangular. Apresentam ganchos nas extremidades dos mais variados tipos.

Molas de Torção - sua fabricação tanto pode ser de forma artesanal ou em máquinas automáticas e semi-automáticas. Possui as extremidades em forma de braços de alavanca onde é aplicada a força. A mola helicoidal de torção quando submetida ao esforço de uma carga qualquer tende a enrolar ou desenrolar ainda mais suas espiras. A flecha elástica e a energia potencial disponível em correspondência desta flecha são proporcionais ao número de espiras da mola.

-2-Objetivos

Por meio dessa experiência em laboratório pretendemos aplicar conhecimentos obtidos em sala, sobre a elasticidade das molas

● Calcular a constante de dilatação

●Calcular o grau de incerteza

●Comprovação da lei de conservação das massas

●Determinar a constante elástica da mola

-3-Materiais

Para este experimento utilizamos um suporte, uma régua milimetrada, uma mola, objetos de massa e uma balança de precisão sendo de extrema importância que todos estejam em boas condições para realizarmos a experiência

-3.1-Materiais: Régua graduada

A régua graduada é um instrumento de medição linear. Fabricada com um material solido é usada para realizar medições e criação de linhas retas. É um instrumento que dispõe de uma escala de valores para conhecer o comprimento de algo, o habitual e que as medidas sejam dadas em polegadas ou centímetros, com cada seguimento marcado sobre sua superfície de modo que ao colocar a régua graduada sobre algo, podemos saber quanto mede unicamente através da observação da escala. Na escala graduada contém subdivisões da escala principal para ter uma melhor leitura das medidas.  

O primeiro material utilizado para a construção de uma régua foi o marfim e era de se impressionar sua precisão, após o marfim veio a madeira e hoje ela é feita de uma grande variedade de materiais desde o vidro ao aço, dependendo da precisão desejada.  

[pic 2]

Fonte:www.pacontrol.com.br

-3.2-Materiais: Balança eletrônica

        Por volta do ano 5.000a.C. os egípcios inventaram a 1ª balança pela necessidade de pesar o ouro, que sempre foi o metal mais precioso da terra. Depois veio a chamada “balança romana”, esta balança tinha dois pratos de pesagem com comprimentos desiguais e o objeto que se pretendia pesar era sempre colocado no braço mais curto. A balança ficava pendurada em um gancho fixo e no braço mais longo deslizava um cursor que corria nas duas direções ate encontrar um equilíbrio entre os materiais.

Uma balança pode ser:

Analítica – Quando se destina à análise de determinada grandeza sob certas condições ambientais.

De Precisão – Quando seu mecanismo possui elevada sensibilidade de leitura e indicação.

Industrial – Quando se destina a medições de cargas muito pesadas.

Rodoviária – Quando se destina à medição do peso de veículos em trânsito.

As balanças analíticas e de precisão são mais utilizadas em laboratórios e indústria farmacêutica.

A balança de precisão eletrônica:

A balança eletrônica elimina as operações de seleção e remoção de pesos, de liberação lenta do travessão e do suporte do prato, de anotação das leituras das escalas de pesos e da escala ótica, de retorno do travessão ao repouso e de recolocação dos pesos que foram removidos. A operação em uma única etapa permite a leitura, em um visor digital, da massa do objeto colocado no prato. A maior parte das balanças possui o recurso da tara, que permite compensar a massa do recipiente, permitindo a leitura direta da massa do material adicionado. Elas incorporam um sistema interno de calibração de pesos, recomenda-se comparar as leituras contra uma série de pesos calibrados. As balanças eletrônicas são de vários tipos, com leituras de escala indo desde 0,1 mg até 0,1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (401.8 Kb)   docx (547.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com