TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório elétrico

Relatório de pesquisa: Laboratório elétrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO

Na aula de laboratório de elétrica, o grupo juntamente com o professor, desenvolveu alguns experimentos para um conhecimento maior da matéria aplicada.

Neste laboratório, o grupo elaborou alguns conceitos, entre eles, partidas de motores trifásicos, monofásicos e de corrente continua, segurança e proteção pelo risco de ligações erradas no experimento e contato com os componentes externos, como contatores e relés, ajustes dos componentes, conexões na plataforma de montagem, apresentação esquemático dos contatos e bobinas, diagramas elétricos de potência e comando, relações de cabos para as conexões dos circuitos, apresentação do motor de indução, alguns tipos de ligações, como por exemplo, ligação triângulo, ligação estrela/triângulo e ligação estrela.

O experimento tinha como finalidade acionar um motor de indução aplicando uma tensão.

O primeiro passo foi realizar as ligações necessárias para alimentar as entradas RST do comando de força e conectar a saída do relé até as entradas do motor U1, V1 e W1, as ligações foram feitas em triângulo. Logo após, realizamos as ligações do comando de partida para alimentar uma bobina de KM1 utilizando uma tensão de 24 Vcc.

Realizamos alguns testes, e através de algumas ligações, verificamos que o contator ativava e desativava conforme o acionamento do botão liga (verde), em seguida, fizemos um paralelo com o ponto ligar, e verificamos que o comando ficou com a função ligar em um botão (verde) e a função desligar em outro (vermelho).

Após estes testes, ligamos a alimentação e o motor funcionou perfeitamente, e assim o grupo pode realizar algumas medições de tensão e de corrente, abaixo segue relação das medições:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com