TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lampada Fluorescente

Monografias: Lampada Fluorescente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

As lâmpadas fluorescente são muito usadas em todos os lugares,escritórios, casas, lojas, escolas, por exemplo, devido as sua iluminação uniforme, e seu baixo consumo de energia.

Neste relatório, será apresentado o funcionamento de uma lâmpada fluorescente evidenciando seu rendimento e o porquê que as lâmpadas incandescentes estão sendo substituídas por elas. Além de mostrar como são instaladas, os benefícios e malefícios de utiliza-las.

Sumário

- Lâmpada fluorescente.......................................................................... 4

- Funcionamento da lâmpada fluorescente............................................. 4

- Instalação de uma lâmpada fluorescente.............................................. 5

• Reator eletromagnético de partida convencional.......................... 5

• Reator eletromagnético de partida rápida..................................... 6

• Reator eletrônico de partida rápida............................................... 6

- Lâmpada fluorescente e incandescente................................................ 7

- Benefícios e malefícios de uma lâmpada.............................................. 7

- Conclusão.............................................................................................. 8

- Anexo..................................................................................................... 9

- Bibliografia............................................................................................. 11

Lâmpada fluorescente

As lâmpadas fluorescentes têm uma iluminação uniforme e que não formam sombras, quando são bem instaladas. Elas iluminam devido a corrente elétrica que flui no tubo de vidro contendo gás a baixa pressão.

Funcionamento da lâmpada fluorescente

A lâmpada fluorescente é composta por um tubo de vidro que contem uma porção de mercúrio e um gás inerte, que geralmente é o argônio, mantido a baixa pressão. O tubo é revestido de pó de fósforo na sua parte inerte. Em cada extremidade contém um eletrodo, que são conectados ao circuito elétrico, conforme a figura 1.0. Esse circuito é ligado a uma alimentação de corrente alternada.

Ao ascender a lâmpada, os eletrodos irão gerar uma corrente elétrica, que ao passar através da mistura de gases (argônio + vapor de mercúrio), emitem luz na faixa de comprimento do ultravioleta, que não é visível aos olhos humanos. Então essa luz é absorvia pelo pó de fósforo, que é uma substância que tem propriedade de transformar o comprimento de onda invisível, o ultravioleta, para luz visível, que é refletida para o ambiente.

Figura 1.0

Instalação de uma lâmpada fluorescente

Para que a lâmpada acenda é necessário que assim que o interruptor geral feche seja aplicada uma tensão maior que a fornecida pela a rede de energia, pois o gás do interior da lâmpada tem uma elevada tensão de ionização. No entanto, assim que a tensão é estabelecida e a lâmpada começa a conduzir corrente, para que ela continue em condução uma tensão menor como a que é fornecida pela rede de energia é suficiente. Devido isso, o gasto de energia é muito maior quando acendemos a lâmpada, então ficar ligando e desligando a lâmpada aumenta o consumo de energia.

Para instalar a lâmpada é de fundamental importância a utilização de um reator, que é um equipamento auxiliar, que limita a corrente na lâmpada e fornece as características elétricas adequadas para o circuito.

É preciso que se utilize um reator de boa qualidade, pois assim garante um melhor desempenho para os projetos elétricos, contribuindo diretamente para a manutenção do fluxo luminoso e a vida útil da lâmpada, além de diminuir a temperatura da lâmpada, o consumo de energia elétrica e fazer com que a lâmpada acenda em um menor espaço de tempo.

As instalações podem ser feitas com o reator eletromagnético de partida convencional, o reator eletromagnético de partida rápida e o reator eletrônico de partida rápida.

• Reator eletromagnético de partida convencional

Na instalação com esse reator, é necessário a utilização de um start, que também é um dispositivo auxiliar, que tem como função principal fechar o circuito da lâmpada para o aquecimento dos filamentos e então abrir o circuito para a partida da lâmpada.

Na partida convencional, quando ligamos a luz,a corrente passa do reator para os filamentos da lâmpada e em seguida passa pelo start, que tem um elemento térmico, que quando aquecido abre os contatos do starter e assim a corrente é interrompida. Devido isso, o campo magnético do reator fica com suas linhas de força contraindo em alta velocidade, isso gera um pulso de alta tensão, que faz a lâmpada acender (Figura 2.0).

Figura 2.0

• Reator eletromagnético de partida rápida

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com