TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITO NOCIVO DAS LÂMPADAS FLUORESCENTES E LENTES DE LED SOBRE A PELE.

Por:   •  27/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 4

AVM FACULDADE INTEGRADA[pic 1]

ENFERMAGEM EM DERMATOLOGIA

ADRIANO OLIVEIRA FERREIRA

O EFEITO NOCIVO DAS LÂMPADAS FLUORESCENTES E LENTES DE LED SOBRE A PELE.

BELO HORIZONTE

OUTUBRO/2015

AVM FACULDADE INTEGRADA[pic 2]

ENFERMAGEM EM DERMATOLOGIA

ADRIANO OLIVEIRA FERREIRA

O EFEITO NOCIVO DAS LÂMPADAS FLUORESCENTES E LENTES DE LED SOBRE A PELE.

[pic 3]

BELO HORIZONTE

OUTUBRO/2015

SUMÁRIO[pic 4]

1 INTRODUÇÃO        

1.1 TEMA:        

1.2 PROBLEMA:        

1.3 JUSTIFICATIVA:        

1.4 OBJETIVOS        

1.4.1 Objetivo geral:        

1.4.2 Objetivos específicos:        

2 METODOLOGIA        

3 REFERENCIAS        [pic 5]

1 INTRODUÇÃO

O efeito das luzes visíveis não é tão alarmante quanto ao do sol (cerca 33% dos radicais livres da nossa pele são gerados pelas luzes artificiais), de acordo com Daniela Hueb, dermatologista e colunista do site Dicas de Mulher, elas também são responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo aparecimento de manchas, já que alteram a pigmentação da pele (site dicas de mulher, 2013).

Corroborando, Daniela Azevedo, colunista do mesmo site, publicou em 2014 que, assim como o sol que emite raios ultravioletas, as luzes visíveis de ambientes fechados como as lâmpadas fluorescentes e a luz do computador também emitem radiação que causa alterações no DNA da pele e desencadeiam efeitos nocivos como manchas.

Daniela (2014) cita ainda, que, intensidade dos danos causados pelas luzes é variável. As lâmpadas que aquecem como as dicróicas, costumam ser mais prejudiciais que as lâmpadas frias, que emitem radiação em menor intensidade. Para o médico Bruno Vargas, alâmpadas incandescentes emitem a radiação no comprimento de luz visível (10% do total da luz emitida). Sabe-se que a luz visível é, também, responsável pelo envelhecimento da pele (publicado no site portal do melasma, ano ?). Já as luminárias e os refletores de consultórios odontológicos, por exemplo, costumam ser mais agressivas por ficarem mais próximas ao rosto.

De acordo com o site portal do melasma, indivíduos que trabalham em ambientes interiores muitas vezes não se preocupam com a fotoproteção, pois acreditam que estão resguardados dos malefícios causados pela radiação, contudo, a radiação que penetra através do vidro das janelas e a radiação emitida pela iluminação artificial, podem causar o envelhecimento e manchas na pele.

Segundo o dermatologista Sérgio Schalka, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em entrevista para o site dicas de mulher, publicado por Daniela (2014), a luz visível pode produzir radicais livres que provocam alterações nas células de pigmentação, por isso, mesmo com o uso de protetor solar, algumas pessoas podem apresentar manchas na pele, conhecidas como melasmas.

No Brasil, o número de pessoas que se previne com o uso diário do protetor solar ainda é pequeno, de acordo com a sociedade brasileira de dermatologia (2015), afeta, em uma maior proporção, mulheres.

Nesse sentido, este estudo terá como objetivo analisar a incidência dos efeitos nocivos das lâmpadas florescentes e telas de led sobre a pele; contudo, devido às parcas publicações a respeito, será realizado em pesquisa de campo, em um Hospital no Interior de Minas Gerais.

  

1.1 TEMA:

O efeito nocivo das lâmpadas fluorescentes e lentes de led sobre a pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com