TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lançador de canudos

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.619 Palavras (15 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

O foguete é uma máquina que se desloca expelindo atrás de si um fluxo de gás a alta velocidade. Por conservação da quantidade de movimento (massa multiplicada por velocidade), o foguete desloca-se no sentido contrário com velocidade tal que, multiplicada pela massa do foguete, o valor da quantidade de movimento é igual ao dos gases expelidos, desta forma o foguete é um veículo espacial que pode levar cargas e seres humanos para muito além da atmosfera da Terra e permanecer em órbita ao redor desta. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) está construindo o foguete chamado VLS, Veículo Lançador de Satélites. Com ele poderemos colocar pequenos satélites ao redor da Terra, sejam eles do Brasil ou de outros países. 
Os foguetes funcionam queimando combustível sólido ou líquido e ejetando o resultado desta queima em altíssima velocidade na direção oposta àquela em que se quer que o foguete vá. Este é o princípio de uma famosa lei da Física
as leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças chamada "ação e reação". Essas leis foram expressas nas mais diferentes formas nos últimos três séculos.Nesta atividade não vamos usar este princípio e sim somente "impulsão" a idéia de impulso está intimamente ligada ao conceito de quantidade de movimento e está relacionado não só à intensidade da força atuante, mas também à duração temporal que essa força tem quando atua. Portanto, a concepção de impulso nos permite obter soluções tecnológicas que aumentem os diminuam determinadas variáveis, de forma a obtermos determinados efeitos.

Apresentação do Artefato – Experimento: Lançador de Canudos

Materiais Utilizados:

[pic 1]

  • 01 garrafa pet de 2 litros                                              
  • 02 canudos de refrigerante grosso
  • Fita adesiva                                                
  • 02 canudos de refrigerante fino
  • Palito de dente ou fósforo
  • Tesoura com ponta.

Modo de execução do experimento:

Primeiro lave bem e depois deixe secar completamente a garrafa pet.  

Com a tesoura furar a tampa da garrafa, de modo que na mesma se encaixe o canudo grosso.

[pic 2]

Após, corte apenas uma das extremidades do canudo grosso, de modo que fique flexível para se encaixar no qual ficara inteiro.

Encaixe então a extremidade cortada do canudo no outro que está inteiro, e com a fita adesiva fixe e vede a junção entre os mesmos, deixando – os parecer um só canudo prolongado.

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

O próximo passo a ser efetuado, é o de encaixo do canudo grosso, já prolongado, o furo feito na tampa da garrafa pet, de forma que o mesmo não fique solto, ou seja, de preferência deixar o mesmo ajustado ao furo feito na tampa.

[pic 7]             [pic 8]

Pegue o palito de fósforo ou de dente, e corte-os ao meio. Em seguida encaixe em uma das extremidades do canudo fino e corte o excesso do palito, de forma a vedar o mesmo para que não entre ar no canudinho.

[pic 9] [pic 10] [pic 11]

Coloque a tampa com o canudo grosso na garrafa pet, e rosqueie a mesma até se prender totalmente, deixando o canudo mais grosso para dentro da garrafa, porem não o encostando totalmente ao fundo, e deixando que uma pequena parte do canudo sobresaia.

E esta proto o experimento.

[pic 12]

Basta agora fazê-lo funcionar, e para isto se introduz o canudo fino com a ponta vedada com palito para dentro no canudo grosso fixado a garrafa pet. Após deve-se pressionar a garrafa, de modo que o ar que estava no centro da mesma seja empurrado para baixo expelindo assim o ar da parte baixa para fora do canudo, onde por meio de pressão e impulso do ar, o canudinho fino será lançado para fora da garrafa, através do canudo grosso, que serve como tubo para o projétil que será lançado (canudinho fino), observando assim que o mesmo sofrerá um movimento parabólico ao ser lançado.

[pic 13]

impulso

Significado de Impulso

Ação de impelir; o resultado dessa ação.
Força vertical dirigida de baixo para cima que sofre todo corpo mergulhado num fluido.

Impulso é a grandeza física que mede a variação da quantidade de movimento de um objeto. É causado pela atuação de uma força [pic 14]atuando durante um intervalo de tempo Δt.

A unidade no Sistema Internacional de Unidades para o impulso é o N•s (newton segundo ou newton vezes segundo).

A  velocidade de um corpo é transferida a outro idêntico

A unidade do Impulso também pode ser escrita como o produto da unidade de massa, o quilograma, pela unidade de velocidade, o metro por segundo, demonstrando-se facilmente que "quilograma metro por segundo" (kg.m/s) é equivalente a "newton segundo" (N.s). Via de regra, ao falar-se de impulso, dá-se preferência pelo "N.s"; ao falar-se de variação da quantidade e movimento, dá-se preferência ao "kg.m/s". Contudo não há problema algum em se intercambiar as duas.

Impulso([pic 15]) é igual à variação da quantidade de movimento ([pic 16]) de um corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (769.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com