TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme a Guerra de Canudos

Resenha: Resumo do filme a Guerra de Canudos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  14.710 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do filme a Guerra de Canudos

O filme "Guerra de Canudos" inicia em um momento muito crítico do sertão nordestino: fome, seca e miséria. E mais: ainda tinham que ser pagos impostos que eram considerados verdadeiros absurdos pela população.

Como não tinham dinheiro para pagar os impostos estabelecidos pelo governo, este lhes tomavam qualquer bem que tinham. Na situação do filme, foram tomadas vacas que inclusive já haviam sido até vendidas.

Com tudo isso, surge a figura de Antônio Conselheiro, que promove missas e mostra uma fé diferenciada ao povo. O povo o chamava de pai e seus seguidores iam aumentando a medida que ele passava pelas cidades. Conquistava pessoas que estavam em busca de uma vida melhor, sem pobreza.

Chegando em um certo ponto, estabeleceu que ali eles ficariam. E assim, de um modo informal fundou a comunidade de Belo Monte, tida por eles como uma cidade santa, onde não haveria bebidas alcoólicas, prostituição ou qualquer pecado.

O governo, preocupado, iniciou a chamada Guerra de Canudos, atacando a comunidade de Antônio Conselheiro. Atacaram três vezes sem resultados positivos. No início, os jagunços, como eram chamados, tinham poucas armas e estas não eram boas. Com o decorrer da guerra, foram pegando as armas e munições dos soldados mortos e o passou a ser de igual pra igual. Os jagunços não tinham medo de morrer, matavam e se preciso fosse, morriam por Antônio Conselheiro e por Belo Monte.

No quarto ataque, os soldados tinham mais reforços, e depois de seis meses de guerra e da morte de Antônio Conselheiro, a maioria do povo se rendeu e foi preso. Os que ainda resistiram foram eleiminados pelos soldados.

O filme retrata o que realmente acontecia tanto dentro da comunidade como entre os soldados, mostrando a dureza, rigidez e crueldade dos coronéis, sargentos, tenentes e soldados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com