TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lavra a céu aberto

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

Lavra a céu aberto

Na mineração, atividade fundamental para o desenvolvimento econômico e social de muitos países, os trabalhadores estão susceptíveis a ambientes hostis de trabalho.

•A qualidade do ar respirado e o conforto termo-corporal são questões fundamentais a serem gerenciadas pelas companhias de mineração, especialmente nos processos de lavra subterrânea.

Aprofundamento das minas traz conseqüências como aumento das tensões, necessidade de pilares de maiores dimensões, preocupações com ventilação, riscos como maior sismicidade.

•Operações como substituição de tela, escavações ascendentes, fluxo de material por gravidade em passagens, abatimento de chocos vão tendo seus riscos diminuídos com melhores técnicas, afastamento do operador da frente de trabalho, mais conhecimento dos fatores de segurança aplicáveis.

•Trabalhos a baixas temperaturas, como nas minas russas trazem preocupação, assim como em terrenos menos consolidados. Inovações como congelamento de terrenos, controle remoto na movimentação de minério e na instalação de suporte, monitoramento microsísmico e diminuição das tensões resultantes de detonações mostram cenário promissor.

PRINCIPAIS RISCOS:Queda de choco;Desmoronamento de tetos e laterais/ soterramento;Atropelamento/ colisão (veículos e equipamentos móveis);Contato com eletricidade;Inundação;Detonação;Incêndio e explosão;Tubulações pressurizadas;Queda de nível diferente;Contato com partes móveis/ rotativas;Exposição a gases/ particulados e poeiras;Exposição à ruído.

EPI’S OBRIGATÓRIOS:Capacete;Protetor auditivo;Óculos de segurança;Uniforme com pontos refletivos;Bota para mineiro;Lanterna para mineiro;Máscara de fuga;Proteção respiratória contra poeiras/ particulados.

MINASRISCO: QUEDA DE CHOCOCONTROLES:Realização de análise preliminar de risco (APR).Realização de check list de frente;Abatimento de choco mecanizado com scaler;Sinalização de área com presença de choco;Revisão manual de choco lateral;Estabilização (atirantamento, cabeamento, concretoprojetado, telamento, enfilagem);Testes de controle de qualidade para assegurar asegurança e confiabilidade das contenções aplicadas;Monitoramento de vibração periódico durante oprocesso de detonação;Procedimentos operacionais;Capacitação do público envolvido;Inspeção da equipe técnica de mecânica de rocha;Uso de controle remoto em áreas de realce;

RISCO: ATROPELAMENTO/ COLISÃO (VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS MÓVEIS)

CONTROLES:

Capacitação de operadores

Treinamento no equipamento (direção defensiva);

Padrão Gerencial – Plano de Circulação;

Habilitação e autorização;

Programa de manutenção preventiva dos equipamentos;

Realização de check list de pré-uso por turno;

Diretrizes de circulação para pedestres;

Regras de preferência;

Sinalização;

Uso de giroflex;

Velocidade máxima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com