TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA ADMINISTRATIVO LAVRA DE MINAS A CÉU ABERTO

Por:   •  19/8/2020  •  Resenha  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA ADMINISTRATIVO

LAVRA DE MINAS A CÉU ABERTO

Resumo: A mineração é umas das atividades mais antigas e importantes que existe, desde dos primórdios ajudando o homem a produzir ferramentas para abrigos, ornamentos, armas de guerra e caça e também ajudando no surgimento de grandes civilizações. Na mineração há dois métodos de lavras, a subterrânea e a céu aberto, os dois acompanham o desenvolvimento de grandes processos tecnológicos, sendo responsável por inúmeros empregos diretos e indiretos. O principal objetivo deste trabalho é destacar as áreas administrativas da lavra a céu aberto, para que possamos entender melhor quem são os responsáveis pelos planejamentos, projetos e sequenciamentos da lavra. Para que o objetivo fosse alcançado utilizamos os conhecimentos obtidos em sala de aula e também pesquisas em livros acadêmicos.

1 INTRODUÇÃO

A atividade mineral tem como base o desenvolvimento econômico, tecnológico e social da humanidade. Dentro da mineração há uma ampla área de atividades e setores responsáveis pelo seu funcionamento, vamos destacar no decorrer deste trabalho os setores administrativos de todo o processo da lavra céu aberto.

Curi (2017) afirma que planejar é prever o futuro, e especificamente no caso de um projeto de lavra de minas, o projeto e seus estudos são desenvolvidos simultaneamente, em uma sequência de processos administrativos para a obtenção dos documentos legais juntos às agências de fiscalização e controle das atividades.

Todo o processo de lavra inicia-se com muitas pesquisas geológicas, mineralógicas, sua formação, profundidade, temperatura, pressão, estrutura e composição química, portanto é necessário que os profissionais sejam qualificados e competentes para que ao longo do projeto possam alcançar as expectativas originalmente projetadas. O desenvolvimento do presente trabalho explanará de forma mais detalhada a importância dos setores administrativos que atuam na frente de lavra.

2 SETORES ADMINISTRATIVOS GERAL

A divisão de tarefas é necessária em qualquer empresa, com o objetivo de tornar o desempenho organizacional mais efetivo, conforme os planejamentos da organização.

Na mineração não é diferente, as distribuições de funções se materializam em setores, e apresentam diversos formatos e funcionamentos de acordo com o tamanho e os recursos financeiros disponíveis.

Independente o tamanho da mineradora e a quantidade de funcionários, se todos os setores estiverem organizados, integrados e alinhados, aumentam muito a perspectiva de sucesso e a longevidade da empresa.

No fluxograma genérico fig.1 podemos observar rapidamente como podem ser divididos alguns setores administrativos de uma mineradora de porte grande, dependendo do tamanho da mineradora alguns destes serviços podem ser terceirizados.

No decorrer deste artigo iremos nos aprofundar nos setores administrativos que ficam na frente de lavra céu aberto.

Figura 1 – Fluxograma dos setores administrativos de modo geral

[pic 2]

Fonte: Equipe

3 SISTEMA ADMINISTRATIVO FRENTE DE LAVRA

Segundo Curi (2017) após a aprovação do projeto de lavra de minas e sua implantação, inicia-se a lavra propriamente dita, que é conduzida por meio de quatro sistemas, como mostra a fig. 2 abaixo.

Figura 2 – Sistemas inter-relacionados da lavra de minas, conforme Adilson Curi (2017).

[pic 3]

Fonte: Adilson Curi (2017)

Segundo Curi (2017) a lavra corresponde à aplicação sistemática dos trabalhos necessários ao aproveitamento econômico jazida e engloba o conjunto de operações unitárias (perfuração, desmonte, carregamento e transporte).

Curi (2017) afirmou ainda que, consideram-se como partes constituintes da mina toda a infraestrutura de apoio da produção, incluindo edificações, máquinas, poços de extração, servidões e insumos em geral.

É de grande importância a concordância e o compartilhamento de informações entre equipes que trabalham na frente da lavra para que garantem um bom desempenho operacional, econômico e ambiental.

        A fig. 3 é uma ilustração de uma lavra de mina céu aberto, este método tem como principal objetivo transportar o material extraído da jazida para pontos de descarga projetados e colocar esse bem mineral em condições de ser utilizado no mercado.

Figura 3 – Infográfico, lavra de mina céu aberto.

[pic 4]

Fonte: Google Imagens

        Para que os resultados do planejamento estratégico sejam alcançados precisamos de profissionais que saibam trabalhar em equipe e que sejam responsáveis, qualificados e competentes para administrarem a frente da lavra, o fluxograma fig.4 apresenta as principais funções e os responsáveis que cuidam do processo administrativo de uma mineração céu aberto.

Figura 4 – Fluxograma genérico sistema administrativo da frente de lavra

[pic 5]

Fonte: Equipe

Figura 5 – Localização dos setores administrativos

[pic 6]

Fonte: Google Imagens

A localização dos setores é de grande importância, visto que não pode estar nem no plano de avanço da mina e nem alinhada abaixo de uma barragens de rejeitos líquidos. A seguir abordaremos a importância desses profissionais na frente da lavra.

3.1 ENGENHEIRO DE MINAS

        O engenheiro de mina é o principal olheiro do processo de mineração, é o responsável por toda a equipe e planejamento estratégico da frente da lavra. Este profissional buscar continuamente reduzir os custos de todas as operações da mineradora, sempre buscando alternativas em novas tecnologias para transformar o que é estéril em minério.

Este profissional deverá reconhecer problemas e solucioná-los juntamente com toda a sua equipe, o mais rápido possível, agindo sempre dentro de padrões éticos e em consonância com o meio ambiente, pesquisando, desenvolvendo, adaptando e utilizando seus conhecimentos e experiências, com atuação inovadora e empreendedora. 

        É de extrema importância que o mesmo esteja sempre sincronizado com todos os funcionários da frente da lavra para que possam juntos otimizar todos os processos e garantir a produtividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com