TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lean - Manufatura Enxuta

Casos: Lean - Manufatura Enxuta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

Manufatura Enxuta

A manufatura enxuta surgiu em meados da década de 1960, no Japão, em função da implementação bem sucedida de novos métodos de gestão das organizações, em sua grande maioria protagonizados pela Toyota. A manufatura enxuta também é conhecida como SistemaToyota de Produção ou Lean Manufacturing (FERNANDES; GODINHO FILHO,2004,p.).

O termo “enxuto” advém dos estudos realizados pelo MIT (Massachusets Institute of Technology), em uma pesquisa sobre a produção de automóveis, relatada de forma minuciosa no trabalho de Womack e Jones (1998). Nestes estudos foi detectado que a metodologia japonesa estava baseada na eliminação de desperdícios do processo, de tal forma que os custos fossem competitivos, além do inevitável ganho em agilidade e qualidade.

A eliminação de desperdícios é um processo que demanda dois componentes fundamentais: métodos e pessoas. Os métodos fornecem a base para a operação, ou seja, determinam de qual forma os agentes envolvidos no processo (equipamentos, pessoas, recursos, matéria-prima, etc.) serão distribuídos de tal forma que o processo seja contínuo e puxado, ou seja, processo a partir do qual o cliente “puxa” a demanda. As pessoas são determinantes para o sucesso, pois depende do fator humano a realização das atividades conforme o método estabelecido (FERNANDES; GODINHO FILHO,2004,p.).

A manufatura enxuta é, acima de tudo, um sistema humano, pois as pessoas estão no eixo central de todas as ferramentas Lean, tais como SMED, JIT, Kaizen, entre outras. Os princípios básicos da manufatura enxuta são:

a) Eliminação de desperdícios e valor agregado para o cliente;

b) Fluxo de trabalho simplificado;

c) Produção puxada (JIT);

d) Autonomação;

e) Gestão visual;

f) Gestão de pessoas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com