TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Enxuta Lean Manufecture

Por:   •  8/5/2017  •  Monografia  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 Gestão da Produção 4

2 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 5

2.1 O Engenheiro de Produção 5

2.2 Produção Enxuta Lean Manufecture 6

2.3 Objetivo do Trabalho 6

3 JUSTIFICATIVA DO TRABALHO 7

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

5 REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Com a Globalização e cada dia um novo método sofisticação de produção, infraestrutura e suprimentos cada vez buscando experiências novas, é necessário um profissional qualificado na área de Engenharia de Produção, ou seja, um Gestor que além de pensar em produtividade também agrega a estratégia de administração da produção e afins.

A Engenharia de produção é um estudo muito amplo que pode ser aplicado em qualquer área, o tornando uma bela opção para ingressar no mercado de trabalho. Há dez áreas mais conhecidas (sem contar as específicas) que o interessado pode ingressar, onde iremos falar de uma de alta importância que é a Gestão da Produção, tento como principais funções o controle da produção, planejamento operacional, demanda e negociações.

1.1 Gestão da Produção

Neste trabalho pode-se observar a Gestão da Produção que é uma área atrelada a Engenharia de Produção, onde também veremos outras nove áreas mais relevantes da Engenharia de Produção. Vamos descrever a Gestão da Produção, e seus efeitos dentro das Organizações.

2 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Engenharia de Produção é uma ciência que trabalha com a elaboração de uma maior eficiência dos sistemas produtivos e redução de custos dos produtos serviços fornecidos pelas Organizações.

Para isso, é preciso conhecer muito bem o mercado, o nível de desenvolvimento do país e a sua distribuição de renda. Esses aspectos fazem da Engenharia de Produção uma das áreas profissionais mais dinâmicas e desafiadoras. O profissional dessa área, além de garantir a qualidade de vida da população, com a produção de bens que socorrem as suas necessidades, tem como alvo inventar um sistema de produção auto-sustentável, no qual as pessoas trabalhem em equipe para galgar juntos a melhoria crescente dos processos da produção e do desempenho organizacional. (GUIA DO ESTUDANTE, 2009)

2.1 O Engenheiro de Produção

Através de conhecimentos da economia, engenharia e administração, o engenheiro de produção consegue racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e organizar as atividades comerciais, logísticas e financeiras de uma empresa. Define a forma mais eficiente para que essa organização seja eficiente, considerando os mais diversos objetivos e restrições, tais como a localização, o custo, a qualidade, o impacto ambiental, entre outros. Sua atuação é vista em todo o ciclo de vida do produto ou do serviço. Ou seja, na sua invenção, na busca de matérias-primas, na fabricação, na montagem, na propaganda, na venda e na entrega ao cliente, incluindo os problemas de logística, de transporte de peças e de produtos finais. (GUIA DO ESTUDANTE, 2009 e GRADUAÇÃO USP, 2009)

Ele deve estar sempre preocupado com a questão ambiental, buscar novas tecnologias que possam favorecer uma produção sustentável para com os recursos naturais. A questão humana não pode ficar de fora, esse engenheiro deve priorizar o desenvolvimento de técnicas e métodos o qual seja viável o trabalho humano onde não traga riscos à saúde do empregado, tipo doenças e desânimo. Logo, se a mão-de-obra for eficiente, a produção também será. Dessa maneira a empresa terá uma boa reputação e enfim, aumentarão os clientes juntamente com os lucros.

Diferentemente das outras engenharias, a de produção age nos aspectos técnicos ligados ao sistema como um todo, portanto seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. Os empresários contam com essa especialização para que seu produto os serviço possa competir no mercado internacional e ao mesmo tempo, proporcionar a população bens com preços mais baixos e com alta qualidade. (RODRIGUES, 2009, GUIA DO ESTUDANTE, 2009 e GRADUAÇÃO USP, 2009)

2.2 Produção Enxuta (Lean Manufecturing)

De uma maneira global as indústrias particularmente as de grande e médio porte, já se esbarram com situações distintas de uma empresa que tem superprodução, ou seja, produzem mais do que o solicitado pela demanda dos clientes ou em um tempo acima do essencial. O excedente de etapas produtivas ou burocráticas causam ausências para a empresa, uma vez que essas operações não agregam valor, pois não estão realmente mudando a matéria-prima em produto. A produção enxuta é um sistema integrado de conceitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com