TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manufatura Enxuta

Artigos Científicos: Manufatura Enxuta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

Fordismo

Fordismo: sistema de produção criado em 1914 por Henry Ford, onde o foco era a produção em massa, com modelo baseado no Taylorismo e seus trabalhos padronizados. O objetivo principal foi de baratear custos através não necessidade de mão de obra especializada e sem a locomoção dos operadores até o produto, mas sim com a idéia do produto vir até o homem, surgindo assim a linha de montagem.

1° Revolução Industrial: alteração do tear para máquinas;

2° Revolução Industrial: aprimoramento técnico.

No sistema de montagem cada operador tinha a função para agilizar o processo, padronizar e melhorar o fluxo.

O veículo pioneiro foi o Ford T, com a venda desse carro a economia dos USA, teve um grande aumento. Ford também criou as peças intercambiáveis, cujo conceito era de se utilizar peças iguais em carros diferentes.

Em 1970, inicia o declínio da Ford com a GM criando novos modelos e cores, que no Ford era somente o preto. Em seguida surge o Sistema Toyota de Produção que revoluciona a maneira de se fabricar um automóvel.

Programa de Fornecedores

Antigamente para produzir, era necessário muitos fornecedores para montar um carro, hoje a situação é o contrário graças às parcerias entre fornecedor e cliente, que contribuem para a qualificação dos primeiros para um fornecimento de peças com uma maior qualidade.

Com isso, reduz em até 35% o custo do veículo montado.

A seleção de fornecedores não é de acordo com o preço e sim em atender requisitos. A parceria com a fornecedor, proporciona uma satisfação maior do cliente. Temos também o desenvolvimento de fornecedores, buscando a qualificação deles.

Para as montadoras, os fornecedores tem que terem boa performance, qualidade e flexibilidade, para isso a montadora acompanha todo o desenvolvimento de um novo produto desde a fase de projeto, onde o objetivo é de se estabelecer entre fornecedor e cliente um bom relacionamento.

Balanceamento

Ajuste nos postos de trabalhos, nas funções com a quantidade de operadores necessários, focando a alocação de funcionários na produção na busca pela sincronização de atividades e os tempos de produção (takt time). Visa melhorar o desempenho de processos e simplificar a gestão. Uma de suas ferramentas é o nivelamento, ou heijunka, que visa a regulagem da produção ajustando-se a taxa de produção na entrada e na saída. Exemplo: junção dos tipos de carros na mesma linha de produção.

Cronometrista tem que ter conhecimento da linha, para realizar o ajuste necessário para atender a demanda nas quantidades e datas previstas.

Antes o operador ficava apenas em um posto de montagem, hoje ele é multifuncional. Ele deve saber claramente o que está produzindo e para onde irá, pois somente assim é que as peças serão produzidas corretamente.

Balancear é ajustar a linha de montagem, conforme produção ditada pelo cliente.

Grupo 11

Filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com