TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento Topografico

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE POTIGUAR

CAMPUS NATAL – NASCIMENTO DE CASTRO

ESCOLA DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS

TRABALHO DE TOPOGRAFIA

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIALTIMÉTRICO

NATAL / 2015

TRABALHO DE TOPOGRAFIA

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIALTIMÉTRICO

Relatório apresentado à Escola de Engenharia e Ciências Exatas do curso superior em Engenharia Civil, do Campus Natal - Nascimento de Castro, da Universidade Potiguar, como requisito parcial para obtenção da nota referente a segunda unidade, quarto período da turma 4MB, da disciplina de Estudos Topográficos e Cartografia.

Orientador: Prof. Felipe Ferreira Monteiro.

NATAL

2015

RESUMO

O presente trabalho trata sobre levantamento topográfico, e tem como função principal descrever as atividades desenvolvidas em campo, por meio do confronto da teoria e prática, pois a topografia é a base para diversos trabalhos de engenharia, onde o conhecimento das formas e dimensões do terreno é importante.

Palavra Chaves: Levantamento topográfico; Planimetria; Altimetria e Planialtimetria.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 2

OBJETIVOS 7

2. DESENVOLVIMENTO. 8

2.1 Análise granulométrica do agregado miúdo - NM 248:2003. 8

2.2 Determinação de umidade total – método do ensaio NBR 9939:2011 . 13

2.2.1 Umidade superficial do agregado miúdo através da queima com álcool . 13

2.2.2 Umidade pelo método da secagem em estufa . 15

2.3 Determinação da umidade com emprego do “Speedy” / DNER-ME 052/94 . 17

2.4 Determinação da massa unitária e volume vazios – NM 45:2006 . 20

2.5 Determinação de massa específica frasco de chapman NBR 9776 . 23

3 CONCLUSÕES . 25

REFERÊNCIAS 2

INTRODUÇÃO

Este trabalho que apresentamos dará a conhecer em forma detalhada o processo de representação gráfica de uma porção do terreno do parque Bosque das Mangueiras, da cidade de concepção, através do levantamento topográfico, medindo distâncias verticais e horizontais entre os diversos pontos, determinando ângulos entre alinhamentos, achando a orientação dos mesmos. E de posse desses dados calculados representar graficamente o terreno.

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deste trabalho é descrever o procedimento utilizado na realização do levantamento topográfico/planialmetria, a partir dos dados levantados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos são aprender a utilizar os métodos de levantamento, seus equipamentos, ser capaz de processar informações de ângulos e orientação, pontos internos e externos, distâncias e desníveis e levá-las a um plano ficando representada a superfície do terreno.

DEFINIÇÃO DA CIÊNCIA

Segundo ESPARTEL (1977), a Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre. Compete ainda à Topografia a locação no terreno de projetos elaborados de Engenharia.

“A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana” DOUBEK (1989). Isso equivale a projetar sobre um plano, que se supõe horizontal, não só os limites da superfície a representar como todas as particularidades notáveis, naturais ou artificiais do terreno. Esta determinação se dá a partir do levantamento de pontos planimétricos e altimétricos, através de medidas angulares e lineares, com o uso de equipamentos apropriados.

O conjunto de pontos devidamente calculados e corrigidos dá origem, via de regra, ao desenho topográfico, que se denomina Planta Topográfica, sendo a própria representação da porção da superfície terrestre, que fora objeto de levantamento.

“Na Topografia trabalha-se com medidas (lineares e angulares) realizadas sobre a superfície da Terra e a partir destas medidas são calculados áreas, volumes, coordenadas, etc. Além disto, estas grandezas poderão ser representadas de forma gráfica através de mapas ou plantas. Para tanto é necessário um sólido conhecimento sobre instrumentação, técnicas de medição, métodos de cálculo e estimativa de precisão.” (KAHMEN; FAIG, 1988).

FINALIDADE DO LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO

De acordo com a NBR 13133, Norma Brasileira para execução de Levantamento Topográfico, o levantamento topográfico é definido por “conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhe visando a sua exata representação planimétrica numa escala pré-determinada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também pré-determinada e/ou pontos cotados.

Tradicionalmente, o levantamento topográfico pode ser dividido em duas partes: o levantamento planimétrico, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y) e o levantamento altimétrico, onde o objetivo é determinar a cota ou a altitude de um ponto (coordenada Z). A realização simultânea dos dois levantamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com