TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE MINA SUBTERRANEA: LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E GEOLÓGICO ESTRUTURAL

Por:   •  20/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 5

TÉCNICAS DE MINA SUBTERRANEA: LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E GEOLÓGICO ESTRUTURAL APLICADO AO DESENVOLVIMENTO - MINA PASSAGEM DE MARIANA.

Belo Horizonte

Março 2016        


TÉCNICAS DE MINA SUBTERRANEA: LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E GEOLÓGICO ESTRUTURAL APLICADO AO DESENVOLVIMENTO - MINA PASSAGEM DE MARIANA.

Marina Caroline Santos de Oliveira

Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Iniciação Científica para seleção de projetos do programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC – IES SOEBRAS sob orientação do professor :Breno Souza Martins

Belo Horizonte

Março de 2016


SUMÁRIO

INTRODUÇAO................................................................................................................04

OBJETIVOS....................................................................................................................06

JUSTIFICATIVA...............................................................................................................07

METODOLOGIA..............................................................................................................08

MATERIAIS USADOS.....................................................................................................09

BIBLIOGRAFIA................................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Depósito de ouro orogênico são depósitos hospedados por greenstone belts, principalmente de idades Arqueana, sendo que também ocorrem depósitos de idade Proterozóica e possuem distribuição global. Representam uma consistente classe de depósitos hidrotermais metamórficos, epigenéticos, estruturalmente controlados e que são formados em profundidades variadas da crosta (Groves et al. 2003; Eilu et al. 1999).

Os depósitos de idade Arqueana são responsáveis por 80% da produção de ouro do mundo. Como exemplo, o Cráton de Yilgarn (situado a oeste da Austrália) hospeda mais de 160 depósitos orogênicos contendo mais de uma tonelada de ouro, onde 19 são considerados depósitos de classe mundial, com recursos de mais de 100 toneladas de ouro (Cassidy & Hagemann 2001).

No Brasil, também exitem diversos depósitos de ouro orogênico em sequência greenstone bet” em escudos de idades Pré-Cambreanas, cujas reservas somam cerca de 1000 toneladas de ouro. Um exemplo é o greenstone belt Rio Itapicuru (BA), onde encontra-se a mina Fazenda Brasileiro. Este depósito está encaixado em xistos máficos em meio a zonas de cisalhamento preenchidas por veios quartzo-carbonáticos. Outro exemplo é a jazida de Mina 3 no greenstone belt de Crixás (GO) (henrieth.wordpress.com/regioes-auriferas-no-brasil/).

O caso mais clássico e estudado no Brasil é o greenstone belt Rio das Velhas. Este greenstone está situado no Estado de Minas Gerais na região mundialmente conhecida como Quadrilátero Ferrífero (QF), onde as principais minas são as de Cuiabá, Lamego, Morro Velho, Raposos, e Mina Passagem de Mariana (Ladeira et al. 1991). Destas, as duas primeiras estão em atividades e o restante estão fechadas e com suas reservas exauridas.

A Mina Passagem de Mariana, objeto deste estudo, está localizada entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, há 100km da capital Belo Horizonte. Passagem de Mariana foi há anos atrás de grande importância na economia do estado de Minas gerais e do País, chegando a extrair cerca de 80 toneladas de ouro (minadapassagem.com.br).

Passagem de Mariana é uma mina subterranea onde vários métodos de lavras foram aplicados destes métodos rudimentares até métodos mais sofisticados, como a extração mecanizada da extração do ouro.

O entorno da mina é representado pelos supergrupos Rio das Velhas e Minas, o minério é fortemente controlado por estruturas geológicas de idade arqueana como falhas e dobras (Groves et al. 2003; Eilu et al. 1999).

Considerando a dificuldade de se acessar minas em subterrâneo muito em virtude de questões de segurança e logística, Passagem de Marina tem sua importância atribuída a educação de profissionais de mineração e geologia já que a mina é aberta para visitações o que facilita o acesso para estudos de técnicas de mineração, estudos básicos de geologia bem como gênesis de minério.

O presente trabalho tem como objetivo visitas técnicas a mina Passagem de Mariana para levantamentos topográficos, litológicos, estruturais e de método de lavra com o objetivo final de descrever e comparar técnicas de trabalho em subterrâneo, tentando chegar a um modelo 3D do modelo final de cava.


OBJETIVOS

Entre os principais objetivos destacam-se:

  • Estudar, descrever e aplicar técnicas de mineração subterrânea;
  • Combinar levantamento topográfico e geológico litoestrutural para entender a geometria de corpo de minério.
  • Tratar os dados coletados em software adequados como ArcGis e Micromine para desenhar o modelo de cava para mineração subterrânea levando em consideração os fatores geológicos e geometria de corpo de minério.


JUSTIFICATIVA

Entre os tipos de minas existentes, mineração subterrânea é a mais difícil de ser aplicada, devido a uma gama de fatores, entre eles: (i) questões topográficas e de acesso ao minério, (ii) geologia das rochas hospedeiras e encaixantes, (iii) estruturas geológicas que controlam a mineralização, (iv) disposição geométrica do corpo de minério dentre outros.

Considerando a: (i) dificuldade de se ter acesso a minas subterrâneas para visitas técnicas práticas-teóricas, devido a questões de segurança e logística bem como da própria dinâmica da mina, e (ii) necessidade dos estudantes em aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida acadêmica. A mina Passagem de Mariana foi escolhida como objeto de estudo já que o acesso a ela é fácil e rápido considerando que hoje em dia ela está aberta para visitações técnicas.

 Este fato facilita faz com que o acesso as informações geológicas, de minério e de mineração com a visualização do modelo de cava final, esteja acessível facilitando assim a coleta de dados para serem tratados, descritos e devidamente interpretados ao longo do trabalho de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (251.3 Kb)   docx (116.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com