TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligas metalicas

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

LIGAS METÁLICAS: ESTRUURA E PROPRIEDADES

Desde a antiguidade os metais vêm acompanhando a humanidade sendo utilizados para uma vasta variedade de objetos. O metal na sua forma nativa e posteriormente trabalhado em combinações de temperatura, extraídos de minérios, tinham uma grande vantagem em relação à pedra, pois podiam ser deformados, amolecidos ou endurecidos tendo assim maior flexibilidade para criação de utensílios.

Por experiência ou coincidência, na Europa antiga foi descoberto que, a combinação de metais formava uma liga potencializando as características do material e aumentando as possibilidades de aplicações.

Até então o bronze era um dos metais mais usados em diversas áreas, mas foi substituído aos poucos com a descoberta do ferro seguido do aço que é uma liga muito mais dura do que o bronze, criado com a difusão do carbono na superfície do ferro por alta temperatura.  

Com o avanço da tecnologia o uso de ligas metálicas foi ampliado substancialmente e estão presentes em quase tudo que podemos imaginar.

No geral existem dois tipos de ligas metálicas: As ligas substitucionais e intersticiais.

Ligas substitucionais: São aquelas que utilizam átomos de metais diferentes com o limite de porcentagem de 15%, exemplo o latão que torna-se o zinco que é mais forte.

Ligas intersticiais: São aquelas que os átomos de soluto preenchem todos os espaços vazios solvente. Um exemplo é o aço que preenche os espaços do ferro. A grande vantagem dessas ligas é a possibilidades de variação da quantidade dos constituintes de acordo com o esperado para aplicação final. A maioria das ligas está no bloco d da tabela periódica e estão presentes no nosso cotidiano.

Aço: Liga com alto ponto de fusão e resistente a fração utilizada para confecção de ferramentas a estruturas metálicas

Inox:  Liga com resistência a oxidação utilizada principalmente para talheres e outras aplicações com umidade.

Bronze: Liga com facilidade de molde e flexível utilizada na produção de sinos, tubos e medalhas.

Latão: Liga com facilidade de molde e flexível utilizada na fabricação de armas, instrumentos  e musicais.

As ligas metálicas serão sempre úteis no desenvolvimento da humanidade e com o passar do tempo, novos materiais ligas serão criados de acordo com a necessidade nos mais variados ramos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com