TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de metais de transição - ligas metalicas

Por:   •  22/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV

ENGENHARIA QUÍMICA

FABIANO DE OLIVEIRA MORAIS

KAROLINE NUNES DA SILVA

LARISSA VIANA DOS SANTOS

ANNA PAULA IMPERIAL FABRIS POLONINI

NICOLE NAYANE OLIVEIRA DE CARVALHO

MARIANA CONRADO DOMINGOS

ESTUDO DE METAIS DE TRANSIÇÃO – LIGAS METÁLICAS

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA II

PROFESSOR: ARTHUR MOREIRA ALVES

VILA VELHA

12 DE MARÇO DE 2014

FABIANO DE OLIVEIRA MORAIS

KAROLINE NUNES DA SILVA

LARISSA VIANA DOS SANTOS

ANNA PAULA IMPERIAL FABRIS POLONINI

NICOLE NAYANE OLIVEIRA DE CARVALHO

MARIANA CONRADO DOMINGOS

ESTUDO DE METAIS DE TRANSIÇÃO – LIGAS METÁLICAS

Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Laboratório de Química Geral e Inorgânica II sob orientação do Professor Arthur Moreira Alves.

  1. INTRODUÇÃO
  2. OBJETIVOS
  3. MATERIAIS
  4. Metodologia:
  5. RESULTADOS

Procedimento 1:

Ao adicionar em um Becker de 50,0 ml 1g de zinco em pó PA e 15,0 ml de hidróxido de sódio (NaOH) 6M, levar a ebulição em uma chapa de aquecimento e colocar um fio de cobre, formou-se um grumo de cor escura, houve desprendimento gasoso de hidrogênio e o fio de cobre ficou com uma cor prateada.

[pic 2]

Lavando o fio de cobre, secando e levando-o a chama do bico de Bunsen, o fia que estava com uma coloração prateada passou a uma coloração dourada que é a liga cobre e zinco, o latão.

Procedimento 2: 

Ao adicionar nitrato de prata (AgNO3) 0,5M sobre um fio de cobre em um vidro de relógio e deixando em repouso por alguns minutos, o fio de cobre ficou coberto por uma deposição irregular em sua superfície de coloração prateada.

[pic 3]

Procedimento 3:

Ao pesar em um Becker de 50,0ml 0,7g de nitrato de prata (AgNO3) PA, adicionar 20,0ml de água destilada (H2O) e 1,5 ml de hidróxido de amônio (NH4OH) xxM, a solução ficou marrom. Adicionando mais 1,5 ml de hidróxido de amônio (NH4OH) xxM, a solução ficou totalmente incolor. Vertendo a solução em um balão volumétrico de fundo redondo de 125,0 ml, adicionando 10 gotas de glicose (C6H12O6) 25% e levando a banho-maria, ouve desprendimento gasoso de amônia e formação do espelho de prata nas paredes do balão.[pic 4]

  1. Discussão

Procedimento 1:

O que ocorreu no experimento foi a redução do íon zincato e a oxidação do hidróxido.

 Esta reação ocorreu apesar do potencial de redução do zinco (-0,76v) ser menor do que o potencial de redução do cobre (+0,34v) devido a formação do íon zincato pelo basicidade do meio. O potencial de redução do íon zincato é maior do que o potencial de redução do cobre o que tornou possível essa reação.

Ao aquecer o fio metálico a coloração antes prateada passou a dourada devido a formação do latão, que é uma liga composta por zinco e cobre.

Procedimento 2:

Ao cobrir o fio de cobre que estava no vidro de relógio com a solução de nitrato de prata (HNO)3 0,5M formou-se uma camada irregular prateada na superfície do cobre. Esta reação é uma reação espontânea que ocorreu devido a diferença de potencial dos metais. Houve redução da prata (E°= +0,80v) e oxidação do cobre (E°= +0,34v).

Procedimento 3:

Quando adicionamos 1,5 ml de Hidróxido de amônio (NH4OH) xxM no Becker com nitrato de prata (AgNO3) PA (0,7g) e água destilada (H2O), a coloração que antes era incolor passou a marrom. O hidróxido de amônio é adicionado para tornar o meio alcalino e formar o óxido de prata (Ag2O) que é insolúvel em água e possui coloração marrom.

2Ag+(aq) + 2OH-(aq)  →  Ag2O(s) + H2O(l)

 Adicionando hidróxido de amônio em excesso, a solução ficou totalmente incolor devido a formação do diamimprata (Ag(NH3 )2 +).

Ag2O(s) + 4NH3(aq) + H2O(l) → 2Ag(NH3)2+(aq) + 2OH-(aq)

Adicionando glicose (C6H12O6) 25% e levando ao banho-maria, formou-se o espelho de prata nas paredes do balão.

Este complexo em meio básico é conhecido como reagente de Tollens, e é usado na identificação de aldeídos e cetonas. Na presença de um aldeído alifático, o reagente de Tollens oxida este aldeído a um ácido carboxílico e ao mesmo tempo provoca a formação da prata metálica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (54.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com