TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligas metalicas na engenharia

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.595 Palavras (27 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 27

CONFORMAÇÃO MECÂNICA – 2015/1

Profa. Dra. Alexandra de O. F. Hayama

 

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 

 

  1. Qual o impacto da revolução industrial nos processos industriais, principalmente nos processos de conformação mecânica?

O processo de mecanização iniciou-se com a revolução industrial iniciada na Inglaterra (século XVIII), que consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo e nos níveis econômico e social.

O ímpeto inicial foi dado à indústria têxtil, na Inglaterra, devido a invenção de máquinas para fiação e tecelagem. O tear mecânico foi inventado por Edmund Cartwright, em 1.785.

São fatores que contribuíram para o desenvolvimento industrial:

→A rápida expansão do comércio;

→A necessidade de produção mais rápida e em grande quantidade.

No final do século XVIII e no início do século XIX, máquinas básicas para conformação e usinagem de metais foram criadas na Inglaterra e no continente europeu.

No início do século XIX, os processos e conceitos rudimentares de produção de peças já eram conhecidos e aplicados.

Foram inventados vários equipamentos como: máquinas de costura (Isaac Singer, em 1.851), armas de repetição (Samuel Colt, em 1.836), locomotivas e automóveis.

A demanda de produção da crescente quantidade de bens de consumo, deu impulso ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de conformação, das máquinas e dos sistemas de fabricação.

Aos poucos, o sistema artesanal foi sendo substituído por uma nova organização do trabalho para o aumento da produção.

O trabalho passou a ser dividido.

O homem deixou de ter a visão de conjunto do processo de produção porque passou a ser encarregado da realização de apenas partes do trabalho, tornando-se especialista em determinadas tarefas e operações.

Linha de montagem Ford T

     Com o desenvolvimento das indústrias, foi intensificada a utilização de novos materiais e de  novos processos de fabricação.

Os processos de fabricação estão em constante modificação. Pode-se esperar que processos do presente mudarão nos anos futuros.

  1. )         O que são planos supercompactos?

Planos supercompactos são planos que possuem uma densidade máxima de empacotamento dos átomos ou esferas.

Nas células CFC e HC há pelo menos um conjunto de planos supercompactos em cada uma delas.

Estrutura CFC

→Os planos mais compactos são da família {111}.

→Quando planos {111} paralelos são empilhados, os átomos do plano B se encaixam simultaneamente sobre os vales do plano A, e os átomos do plano C se encaixam sobre os vales dos planos A e B.

→Desta forma, obtemos a sequência de empilhamento ABCABCABC_ para o plano (111) da estrutura CFC.

         

  1. )         Defina textura.

Textura pode ser definida como a distribuição de orientações de cristais em um agregado policristalino, sendo que esta distribuição não é aleatória.

A textura pode se desenvolver em um metal ou liga durante uma ou mais operações de processamento, tais como, conformação mecânica e recozimento.

→No processo de deformação, o reticulado cristalino sofre rotação para orientações mais favoráveis, estabelecendo a chamada textura de deformação.

A textura final de deformação depende principalmente da orientação inicial dos grãos antes da deformação, da mudança de forma imposta na conformação e da temperatura em que o material foi deformado.

OBS:

Macrotextura (indicação da orientação dos grãos de uma grande região do material)

Microtextura (indicação da orientação individual de cada grão)

Mesotextura (indicação dos contornos de alto e baixo ângulo)

         

  1. )         Explique o método de EBSD de determinação de planos e direções em materiais metálicos.

         

 MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA (MEV)

No MEV, o feixe de elétrons é gerado por um filamento que pode ser de tungstênio hexaboreto de lantânio. Para haver geração do feixe de elétrons é fornecida energia ao filamento.

Após a sua geração, os elétrons são acelerados pelo anodo e passam por 3 lentes eletromagnéticas (constituídas de uma bobina ou enrolamento de fios de cobre), chamadas condensadoras, que fazem com que o feixe colime (se torne paralelo) no centro da coluna do microscópio.

A última lente eletromagnética da coluna do microscópio é chamada de lente objetiva e tem a função de focalizar a imagem e controlar a varredura do feixe com relação a amostra.

Todos o sistema trabalha em vácuo para que não haja espalhamento dos elétrons do feixe.

Ampliações da ordem de 300.000 vezes são conseguidas utilizando MEV.

A determinação da existência ou não de textura em um material metálico pode ser feita utilizando a técnica de difração de elétrons retroespalhados (EBSD).

O detector de elétrons retroespalhados é um acessório que pode ser acoplado ao MEV.

A obtenção das orientações utilizando a técnica de EBSD é feita por meio das figuras de difração.

→Para isso a amostra deve ser inclinada 70º em relação à horizontal, para que sua superfície fique normal a uma tela fosforescente, sendo esta a melhor posição, pois o erro experimental na medição diminui com o aumento da inclinação da amostra.

→Na tela fosforescente incidem os elétrons retroespalhados formando figuras de difração.

→Do lado externo, em frente a uma janela transparente de vidro de chumbo, é colocada uma câmera que é sensível a pequenas quantidades de luz, onde as imagens formadas na tela fosforescente são capturadas.

→Cada conjunto de planos cristalinos forma dois cones de difração, sendo um proveniente do lado superior do plano e outro proveniente do lado inferior.

→A interseção dos planos de difração com a tela fosforescente colocada em frente à amostra resulta em pares de linhas paralelas, que são observadas nas figuras de difração ou figuras de Kikuchi.

→A interseção dessas linhas dão a informação da orientação do grão.

  1. )         O que são imperfeições cristalinas?

IMPERFEIÇÕES CRISTALINAS

Por imperfeição cristalina designamos uma irregularidade no arranjo periódico regular dos átomos de um cristal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (804.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com