TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limite de Liquidez

Por:   •  18/2/2016  •  Ensaio  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Goiás

Campus Uruaçu

Luiz Felipe Corrêa Muniz

Limite de Liquidez

Atividade apresentada ao Instituto Federal de Goiás - Campus Uruaçu, como requisito parcial e avaliativo da disciplina de mecânica dos solos, do 3° Ano do Ensino Médio sob orientação do professor Renato Costa Araújo.

Abril – 2011

Uruaçu – GO

Título da prática

Limite de Liquidez

Introdução

O presente relatório descreve a prática realizada no laboratório sob a orientação do professor Renato Costa no dia 8 de abril de 2011. Ilustra o recurso utilizado para se calcular um dos limites de Atterberg no solo, além de mostrar a trajetória do experimento, desde a preparação do material até a prática. Limites de Atterberg são limites utilizados para identificar o índice de consistência do solo. São dois: limite de liquidez (LL) e limite de plasticidade (LP). Os índices de consistência do solo podem ser representados pelo seguinte desenho:

Limite de Liquidez: É o menor teor da umidade do solo para que este apresente características de um solo líquido.[pic 2]

Limite de Plasticidade: É o teor de umidade onde o solo perde a sua característica plástica, tornando-se quebradiço.

Índice de Plasticidade: É expresso em percentagem, e calculado pela diferença entre limite de liquidez e limite de plasticidade.

Objetivos

Cada tipo solo apresenta índices diferentes de consistência. A prática realizada no laboratório teve como principal objetivo identificar o limite de liquidez de uma amostra retirada de determinado solo para uma melhor compreensão acerca deste assunto trabalhado em sala de aula, no dia anterior, pelo professor.

Materiais

- Amostra retirada do solo                                - Água deionizada (destilada)

- Almofariz                                                - Aparelho Casagrande

- Mão de gral                                                - Cápsula de Porcelana

- Quarteador                                                - Cinzel

- Espátula                                                - Cápsulas de Alumínio

- Peneira                                                - Balança

Procedimentos

Podem-se dividir os procedimentos em dois momentos. O primeiro momento foi o de preparação do material, e o segundo o da prática.

Preparação:

Para a realização da prática foi retirada uma amostra de solo. Amostras retiradas do solo, geralmente apresentam um alto teor de umidade, e para a prática é necessário que se tenha um solo com umidade higroscópica (atmosférica). Foi preciso, então, deixar a amostra secando, até que esta atingisse a umidade determinada.

        Quanto mais argiloso é o solo, mais aglomeradas são suas partículas, e consequentemente é necessário o seu destorroamento. Foi o que aconteceu na prática. As partículas aglomeradas foram colocadas no almofariz, e cuidadosamente, utilizando a mão de gral essas partículas foram destorroadas.

        Em seguida, foi retirada ¼ dessa amostra com a ajuda do quarteador. Na ausência desse equipamento, essa divisão ocorre da seguinte forma: divide a amostra total em quatro partes com a ajuda de uma espátula. Destas quatro partes, homogeneízam-se duas e as divide novamente em quatro. No final homogeneízam novamente duas dessas últimas partes, resultando em ¼ da amostra inicial.[pic 3]

        Feito isso, peneirou-se o solo em uma peneira de abertura de 0,42 mm. O material obtido foi pesado e reduzido até atingir 200 gramas.

Prática:

        Das 200 gramas obtidas, pegou-se metade da amostra. Neste caso não foi necessário medir com exatidão o peso adquirido, já que a quantidade de água a ser acrescentada é aleatória.

        Depois disso, o material foi colocado em uma cápsula de porcelana e aos poucos foi-se acrescentando água e homogeneizando a amostra com uma espátula. O tempo de homogeneização deve ser de 15 a 30 minutos.

Passado esse tempo, adicionou-se o material no aparelho Casagrande. Com a espátula, a amostra foi bem comprimida para que esta não apresentasse furos em seu interior. Feito isso, ainda com a espátula, retirou-se o excesso, deixando a superfície lisa. Em seguida foi feita uma ranhura dividindo a amostra em duas partes iguais, com a ajuda de um cinzel (Figura 2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (239.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com