TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio de Limite de Liquidez e Limite de Plasticidade

Por:   •  23/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  2.184 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

 O solo possui uma textura com características importantes em engenharia. A partir do desempenho do solo, pode-se determinar grau de resistência, deformações, tensões, qual importância da água quando posta juntamente com o solo, e o quanto influencia na curva de umidade. A importância da ligação do limite de plasticidade e o limite de liquidez estão relacionados ao emprego do solo em construções de estradas, fundações e estruturas para armazenamento e retenção de água.

Objetivo

O intuito deste ensaio é analisar e classificar o limite de plasticidade e liquidez do solo, de acordo com o número de golpes aplicados, ou seja, podendo avaliar o limite de plasticidade do determinado solo a partir do momento em que o solo se fratura e o limite de liquidez quando o solo acaba se tornando mais plástico.

Materiais utilizados para ambos os ensaios

- Solo torrado;

- Peneira 45 (podendo ser a 40);

- Balança;

- Cápsula de porcelana (cadinho);

-Espátula;

- Água destilada;

- Aparelho Casagrande;

- Cinzel;

- Cilindro metálico 3 mm;

- Placa de vidro esmerilhada;

- Cápsula de metal 23;

- Cápsula de metal 32;

- Estufa.

Procedimentos

Limite de liquidez (LL):

  Primeiramente torrou-se a amostra de solo na peneira 45(podendo utilizar a peneira 40 também), em seguida colocamos 200g de solo torrado na cápsula de porcelana (cadinho) e posicionamos sobre a balança para conferir realmente se havia 200g no cadinho. Logo após adicionamos 37,17g de água destilada juntamente ao solo, e misturamos a fim de obter uma mistura homogênea, apresentando uma mistura plástica. Em seguida preenchemos ¾ da concha do aparelho Casagrande com a massa plástica obtida, espalhando bem com a espátula, e com o Cinzel fizemos um “rasgo” de aproximadamente 1 cm até aparecer o fundo, nessa parte da concha preenchida pela massa plástica. Então começamos a dar dois golpes por segundo com a finalidade de juntar a ranhura de 1 cm, aberta com o Cinzel; totalizando 32 golpes até o fechamento. Foi retirada uma pequena porção da região onde as bordas da ranhura se juntaram e colocamos na cápsula metálica que antes de colocarmos a porca de solo pesava 10,37g, assim passando a pesar 13,42g, com a junção da porção da amostra de solo, levando a estufa, para assim podermos determinar a umidade.

Resultado:

12,93

Limite de Liquidez

Capsula nº

23

Cap. + S + A (g)

13,42

Cap. + Solo (g)

12,93

Capsula (g)

10,37

Umidade (%)

0,49

Nº de golpes

32

Limite de Plasticidade:

Assim como no primeiro ensaio, colocamos 200g de solo torrado na cápsula de porcelana (cadinho), pesamos para averiguar se o valor era realmente de 200g, por conseguinte adicionamos 31,05g de água destilada, porém quando misturamos, não obtivemos uma mistura homogênea, então adicionamos mais 2,93g de água destilada, desta vez obtendo a mistura homogênea, a qual buscava. Posteriormente, coletamos uma pequena porção dessa mistura, e colocamos sobre a placa de vidro esmerilhada, moldando-a delicadamente a fim de obtermos uma fina massa de forma elipsoidal de acordo com o nosso parâmetro; um cilindro metálico de 3 mm. Quando estávamos chegando próximo do nosso objetivo ouve a fissura. Logo após coletamos uma pequena porca do local onde ouve a fissura e colocamos em nossa cápsula metálica 32, que possuía um peso de 10,15g, e depois em conjunto com a pequena porção da amostra da fissura, passou a pesar 10,98g. Em seguida colocamos nossa cápsula na estufa, para a determinação da umidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com