TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem C

Trabalho Escolar: Linguagem C. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2013  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  1.362 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PARANAENSE

Linguagem de Programação C

Este trabalho tem por finalidade apresentar a historia, a importancia, as vantagens e demais informações sobre a linguagem de programação C.

CASCAVEL

2011

Historico:

A linguagem C foi criada por Dennis Ritchie, em 1972, no centro de pesquisas da Bell Laboratories. Sua primeira utilização importante foi a reescrita do Sistema Operacional UNIX, que até então era escrito em assembly.

Em meados de 1970 o UNIX saiu do laboratório para ser liberado para as universidades. Foi o suficiente para que o sucesso da linguagem atingisse proporções tais que, por volta de 1980, já existiam várias versões de compiladores C oferecidas por várias empresas, não sendo mais restritas apenas ao ambiente UNIX, porém compatíveis com vários outros sistemas operacionais.

C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.

O C é uma linguagem de propósito geral, sendo adequada à programação estruturada. No entanto é mais utilizada escrever compiladores, analisadores léxicos, banco de dados, editores de texto, etc...

A Linguagem C pertence a uma família de linguagens cujas características são: portabilidade, modularidade, compilação separada, recursos de baixo nível, geração de código eficiente, confiabilidade, regularidade, simplicidade e facilidade de uso.

Importância da Linguagem para o mercado:

Segundo a tabela, apesar de ter perdido a primeira posição do rank para o java, a Linguagem C continua estável nas primeiras posições do rank, mostrando sua importância no mercado atual.

Vantagens:

As razões para a popularidade da linguagem C em aplicações embutidas são bem conhecidas: o acesso fácil ao hardware, os baixos requisitos de memória e o elevado desempenho dos atuais compiladores facilitam o rápido desenvolvimento de aplicações eficientes e de fácil manutenção.

Igualmente bem conhecidas são as desvantagens da linguagem: sintaxe demasiado livre e propensa a erros difíceis de detectar e demasiados pontos onde a norma ISO não define o comportamento da linguagem ou remete para a implementação de cada compilador.

Sistemas Importantes Desenvolvidos:

Nos anos 80, C era a linguagem mais utilizada por programadores, e algumas das aplicações feitas foram:

UNIX e Linux

Front-end do MS-DOS

Windows

OpenOffice

Microsoft Office

Exemplos de palavras-chave:

Por ser capaz de manipular bits, bytes e endereços, C se adapta bem a programação a nível de sistema. E tudo isto é realizado por apenas 43 palavras reservadas no Turbo C, 32 nos compiladores padrão ANSI e 28 no C Padrão. Essas 28 palavras são:

Auto

double 

if

static 

break 

else 

int

struct 

case

entry 

long

switch 

char

extern 

register

typedef 

continue

float 

return

union 

default

for 

sizeof 

unsigned 

do

goto 

short

while 

Tipos primitivos e seus limites:

int

O tipo de dado int (inteiro) serve para armazenar valores numéricos inteiros. Existem vários tipos de inteiros, cada um de um tamanho diferente (dependendo do sistema operacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com