TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Ensaios: COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2012  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  1.845 Visualizações

Página 1 de 4

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

PRODUÇÃO TEXTUAL

NTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta a formação de produção textual técnica. Sua base que é o tipo textual que cada texto apresenta e seu gênero textual.

Para assim obter maior compreensão em produção textual.

Tendo como fonte de pesquisa endereços, eletrônicos especializados, livros especializados e vídeo- aula.

Autores afirmam é impossível se comunicar verbal¬mente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar ver¬balmente a não ser por algum texto,ou seja a comunicação verbal só é possível por algum gênero textual. Essa posição, defendida por Bakhtin [1997] e também por Bronckart (1999) é adotada pela maioria dos autores que tratam a língua em seus aspectos discursivos e enunciativos, e não em suas peculiaridades formais.

GÊNERO TEXTUAL CIRCULAR

Circular Interna n.º 2 / 2008

Destinatários:

Professores - Todos os docentes do Agrupamento

Assunto: Plano de atividades

Relembram-se todos os docentes que, de acordo com o estipulado nos pontos 5, 7 e 8 do Plano de Atividades do Agrupamento, todos os organizadores de atividades devem entregar no Conselho Executivo, o documento respeitante à atividade em questão, quer ela conste do plano ou não. O modelo encontra-se disponível na página do Agrupamento, nos modelos, nomeadamente na secção “Avaliação de Atividades”. Se este documento não for entregue, os alunos, de acordo com a legislação em vigor, não podem ser cobertos pelo seguro escolar. Também se chama a atenção aos prazos mencionados no Plano de Atividades. Informam-se ainda todos os docentes que as circulares internas encontram-se publicadas na página Web, na página principal dos professores.

DISSERTATIVA:

Relembram-se todos os docentes que, de acordo com o estipulado nos pontos 5, 7 e 8 do Plano de Atividades do Agrupamento, todos os organizadores de atividades devem entregar no Conselho Executivo, o documento respeitante à atividade em questão, quer ela conste do plano ou não. O modelo encontra-se disponível na página do Agrupamento, nos modelos, nomeadamente na secção “Avaliação de Atividades”.

CONTEÚDO DO TEXTO:

Esta circular refere-se ao plano de atividade do agrupamento e sua entrega no conselho executivo, destaca o local onde encontrar o documento e a importância de passá-lo aos alunos.

GENERO TEXTUAL DECLARAÇÃO

DECLARAÇÃO DE RENDA DE TRABALHADOR DO MERCADO INFORMAL

Eu, João Nunes de Souza, Portador do CPF nº 036.489.107-89 e RG: 85632147-3 declaro sob as penas da lei, para comprovação no Cadastro Socioeconômico da acadêmica Maria Diniz Ferreira do Nascimento, que a renda média mensal no valor de R$ 550,00, (quinhentos e cinqüenta Reais) declarada no Formulário de Inscrição, refere-se aos ganhos obtidos com meu trabalho como mecânico

Declaro ainda que o valor acima apresentado seja verdadeiro e estou ciente de que a omissão de informações ou a apresentação de dados ou documentos falsos e/ou divergentes implicam no cancelamento do recebimento da Bolsa de Estudo e obrigam a imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, além das medidas judiciais cabíveis. Autorizo a Equipe Técnica a confirmar e averiguar a informação acima.

Ubá, 21 de fevereiro de 2010.

________________________ __________________________________ Assinatura do Declarante. Assinatura do Candidato à Bolsa de Estudo.

JOÃO NUNES DE SOUZA MARIA DINIZ FERREIRA DO NASCIMENTO

NARRATIVA:

Eu, João Nunes de Souza, Portador do CPF nº 036.489.107-89 e RG: 85632147-3 declaro...

CONTEÚDO DO TEXTO:

Este texto é uma declaração de renda de trabalhador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com