TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

(RESUMO) O Desenvolvimento Da Motricidade, Da Linguagem E Da Cognição

Exames: (RESUMO) O Desenvolvimento Da Motricidade, Da Linguagem E Da Cognição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2013  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  7.550 Visualizações

Página 1 de 4

O Desenvolvimento da motricidade, da linguagem e da cognição

O indivíduo vive num ambiente, onde ele e os objetos que estão à sua volta formam um conjunto de relações que se estruturam com grande complexidade. O desenvolvimento desse indivíduo é feito através da apropriação da linguagem e de formas cognitivas mais complexas que há no ambiente cultural que está à sua volta.

1. Desenvolvimento da motricidade

Motricidade é um conjunto de funções nervosas e musculares que permitem a movimentação do corpo voluntária ou automaticamente. A criança a desenvolve desde seu nascimento e à medida que vai adquirindo maturação, consegue aprimorar ainda mais a movimentação e a atividade motora do complexo corpo humano.

No início, o bebê diferencia seu próprio corpo do mundo que o rodeia para depois tomá-lo como referência para perceber o espaço que se encontra. A representação desse espaço é feita sob a movimentação de seu corpo que recebe informações próprio-perceptivas e externo-perceptivas.

A motricidade também é desenvolvida através da manipulação de objetos de formas diferentes, cores, volumes, pesos ou texturas. O esforço realizado pela criança ao trabalhar diversos segmentos corporais, alterando sua postura conforme mexe com os objetos, faz com que os músculos tenham contrações de diferentes intensidades.

A partir dos 6 anos, a criança é capaz de adquirir cada vez mais pontos de vista externos a si mesma para a compreensão do mundo, desde que tenha uma perspectiva egocêntrica na sua percepção das relações que estabelece com elementos do espaço.

2. O desenvolvimento lingüístico

O sistema lingüístico também está presente nas relações infantis e, através de atividades simbólicas, as crianças aprimoram a motricidade, já falada acima. Somente o ser humano é capaz, enquanto animal, de adquirir a língua do grupo onde convive. E, embora possua órgãos periféricos e sistema nervoso central apropriado, é através do processo sócio-histórico que ele dominará a língua de seu grupo.

O processo de desenvolvimento da linguagem é algo inato do ser humano; ele sente a necessidade de comunicar-se verbalmente com o outro e é isso é bastante claro no primeiro ano de vida da criança.

À medida que a criança percebe que é capaz de produzir sons da fala, ouvindo sua própria voz ou a de alguém próximo, como a mãe, por exemplo, enriquece-se a formação da capacidade de categorização de objetos e imitação e memória, para reproduzir padrões vocais e gestuais.

Aproximadamente aos 10 meses de vida, a criança já consegue dar respostas a certos pedidos e proibições. Após isso, a criança é capaz de produzir as primeiras palavras e, entre 18 e 20 meses, há uma quantidade considerável de palavras que já foram internalizadas por ela. A combinação de palavras é condensada, porém já tem a preocupação de dominar as estruturas de sua língua, embora seja de criações próprias.

Entre 4 e 5 anos, a linguagem da criança já é bastante operável e ela é capaz de produzir frases sintática e morfologicamente corretas, ou seja, de acordo com a língua de sua cultura. A partir dos 5 anos, ela consegue dominar algumas estruturas lingüísticas mais complexas, a reorganização semântica, empregando uma mesma palavra em diversos sentidos, desenvolve artigos e pronomes coesos ao seu discurso. Além disso, sente necessidade de se corrigir quando percebe que falou algo errado.

Esse sistema lingüístico se desenvolve e aprimora-se até a pré-adolescência, onde já há uma gama de experiências culturais vividas, especialmente no ambiente escolar.

3. A construção do pensamento infantil

O processo de aprendizagem da criança evolui da participação de um indivíduo mais experiente, que pode ser o professor ou até mesmo um colega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com