TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Para Organização E Transferência De Dados Para Web - XML

Monografias: Linguagem Para Organização E Transferência De Dados Para Web - XML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 4

DESAFIO

A Delivesti, uma empresa de vestuário com matriz e filial (loja), administrada pelo professor, busca conhecer o processo de transferência de dados entre suas unidades, com foco na compreensão da linguagem XML (Extensible Markup Language) no que diz respeito ao seu conceito de linguagem de marcação e a compreensão da estrutura hierárquica ou em árvore que apresenta. Não será desenvolvida uma aplicação, apenas a análise do tratamento da linguagem. Para isso um equipe deverá ser formada (até 4 componentes) para desenvolvimento dessa atividade.

Objetivo do Desafio Elaborar um conjunto de relatórios com uma análise sobre a linguagem XML (Extensible Markup Language) e sua aplicação em um sistema de informação.

ETAPA 1

Aula-tema: A Linguagem XML: conceitos básicos e característica.

Esta atividade é importante para que você compreenda que as linguagens XML (Extensible Markup Language) e HTML (Hypertext Markup Language) são linguagens de marcação, por isso muitas vezes se confundem. Embora as sintaxes básicas sejam semelhantes, compreendem finalidades diferentes. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

Passo 1 (Equipe)

Fazer uma pesquisa e colete a maior quantidade de informações sobre as linguagens HTML e XML, observando as semelhanças e diferenças entre elas, levando em consideração o formato da codificação, simbologia, funções e aplicação.

Passo 2 (Equipe)

Construir uma tabela (com os dados coletados na pesquisa) estabelecendo um comparativo entre as duas linguagens apontando 10 diferenças e semelhanças com suas devidas explicações e exemplos que demonstrem claramente a relação.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar um relatório para apreciação do cliente, contendo os descritivos dos passos anteriores e iniciação da compreensão do assunto.

Foi feita uma pesquisa sobre as diferenças entre linguagens que resultou em uma boa noção de quando surgiu o XML, que veio para ajudar nas comunicações entre sistemas e resumimos as informações no trecho abaixo.

O XML é uma linguagem de marcação usada para organizar informações, transferências de dados, normalmente usada para comunicações entre sistemas. Com um padrão simples de leitura, o XML conta com tags <de abertura> e </fechamento>, entre as tags são armazenadas as informações. No XML podemos descrever valores dentro da tag, para isto o valor tem que estar entre “aspas duplas” dentro de uma única tag. A primeira <tag> aberta tem que ser a ultima a ser fechada, é uma das poucas regras do xml. O XML armazena informações, não é um executável, não prepara arquivos para visualização. São documentos case sensitive. O XML tem transmissões de dados em pequenos formatos, aumentando a eficiência de comunicação. A linguagem foi criada para suprir necessidades de representação dos usuários. Já o HTML é a linguagem de marcação com tags padronizadas, criada para dar formato visual a paginas da internet e facilitar a comunicação com o usuário.

A Tabela criada para com diferenças e semelhanças nos ajudou bastante a diferencias uma linguagem da outra, então resolvemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com