TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista MEC g

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

Alunas: Camila Rodrigues Leitão e Taynara Almeida

Exercícios

1)

As montadoras de carro são um exemplo de empresa que se adaptou à nova economia, permitindo ao cliente escolher os acessórios e características do automóvel de acordo com suas necessidades e desejos, enquanto que na velha economia a empresa simplesmente oferecia alguns modelos e os clientes eram obrigados a escolher um.

2)

Superprodução: produção em excesso de produtos específicos em datas festivas, como a produção em excesso de ovos de chocolate na páscoa.

Transporte: percorrer distâncias desnecessárias para realizar o transporte de mercadorias dentro ou fora do ambiente industrial.

Processamento: durante o processo produtivo de um material de fundição usar mais energia do que o necessário.

Fabricação de produtos defeituosos: falha em uma máquina, fabricando produtos defeituosos.

Movimento: movimentação desnecessária do funcionário para alcançar um determinado aparelho.

Espera: desperdício gerado pela quebra de uma máquina.

Estoque: quando uma determinada máquina produz cinco peças e a próxima só pode trabalhar com três, logo essas duas restantes são um estoque desnecessário.

Matéria-prima: a empresa pede uma quantidade de matéria-prima maior que a necessária para realizar a produção.

3)

O setor industrial é um bom exemplo da mudança da “velha” organização para a “nova”.  Antes, possuía um único interesse pelo lucro e regra fixas relacionadas a produção e depois tornou flexível o processo produtivo, mudando de acordo com cada cliente ou ocasião, além de visar também a qualidade de vida de seu empregado, o meio ambiente e as necessidades de seu cliente, não somente o lucro.

4)

O arigo escolhido trata-se da 9ª Pesquisa de Líderes Empresariais Brasileiros, mostrando como as empresas estão se adaptando para sobreviver e vencer, lidando com a adversidade. Como passamos por transtornos na economia mundial, as empresas sentem necessidade de adaptação para saber lidar com a situação. Dados mostram que o Brasil é um dos três mercados mais importantes para as perspectivas de crescimento das empresas, perdendo apenas para China e Estados Unidos. Então, vê-se que as empresas brasileiras estão se adaptando e enfrentando as adversidades que o mundo está impondo, obtendo sucesso.

O Brasil está mostrando sucesso no crescimento das empresas, já que estas demonstram comprometimento social, transparência nas ações, preocupação em promover uma cultura ética dentro das organizações, estão mais atentas aos usuários de mídias sociais e mostram que as fronteiras nacionais são praticamente insignificantes.

(Artigo: http://www.pwc.com.br/pt/ceo-survey-brazil/assets/pesquisa-lideres-13.pdf).

5)

 Eficiência é quando um funcionário resolve um problema momentaneamente e eficácia é quando um funcionário analisa as causas do problema e o resolve permanentemente.

Quando há uma infestação de rato, por exemplo, a pessoa eficiente compraria veneno para ratos e acabaria com eles por um tempo, até eles aparecerem novamente. Uma pessoa eficaz procuraria as causas do surgimento dos ratos, como a presença de lixo, e eliminaria os animais, acabando assim de vez com a infestação.

6)

Um exemplo de atividade organizacional em que é necessário planejamento, organização, liderança e controle seria a construção de uma biblioteca pública.

7)

Maximiano, autor do livro Introdução à Administração, cita os estudos de Henry Mintzberg, em que consiste nas atividades gerenciais agrupadas em três categorias: papéis interpessoais, papéis de processamento de informação e papéis de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com