TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercicios TTT Materiais de Construção Mecânica

Por:   •  16/4/2020  •  Exam  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios- Diagrama de Transformação Isotérmica

1. Usando o diagrama de transformação isotérmica para uma liga ferro-carbono com composição eutetóide, determine a microestrutura final (microconstituintes presentes e das porcentagens aproximadas) de uma pequena amostra que foi submetida aos seguintes tratamentos tempo temperatura. Em cada caso, suponha que a amostra se encontra inicialmente a uma temperatura de 760°C, e que ela foi mantida a essa temperatura por um tempo suficiente para que fosse atingida uma estrutura completa e homogênea.

a) Resfriamento rápido até 350°C, manutenção dessa temperatura durante 104 s, e em seguida resfriamento rápido até a temperatura ambiente.

b) Resfriamento rápido até 250°C, manutenção dessa temperatura durante 100 s, e em seguida resfriamento rápido até a temperatura ambiente.

 c) Resfriamento rápido até 650°C, manutenção dessa temperatura durante 20 s, resfriamento rápido até 400°C, manutenção dessa temperatura durante 103 s, e em seguida resfriamento rápido até a temperatura ambiente.

2. Faça uma cópia do diagrama de transformação isotérmica para uma liga ferro-carbono com composição eutetóide e em seguida esboce e identifique sobre esse diagrama tempo-temperatura as trajetórias utilizadas para produzir as seguintes microestruturas:

a) 100% perlita grosseira

b) 100% martensita revenida

c) 50% perlita grosseira, 25% bainita e 25% martensita

3. Usando o diagrama de transformação isotérmica para uma liga de aço com 0,45% C, determine a microestrutura final (somente dos microconstituintes presentes) de uma pequena amostra que foi submetida aos seguintes tratamentos tempo-temperatura. Para cada caso, suponha que a amostra se encontra inicialmente a uma temperatura de 845°C e que ela tenha sido mantida a essa temperatura por tempo suficiente para que fosse atingida uma estrutura austenítica completa e homogênea.

a) resfriamento rápido até 250°C, manutenção dessa temperatura por 103 s, e então têmpera até a temperatura ambiente.

b) resfriamento rápido até 700°C, manutenção dessa temperatura por 30s, e então têmpera até a temperatura ambiente.

c) resfriamento rápido até 400°C, manutenção dessa temperatura por 500s, e então têmpera até a temperatura ambiente.

d) resfriamento rápido até 700°C, manutenção dessa temperatura por 105 s, e então têmpera até a temperatura ambiente.

e) resfriamento rápido até 650°C, manutenção dessa temperatura por 3s, resfriamento rápido até 400°C, manutenção dessa temperatura por 10s, e então têmpera até a temperatura ambiente.

f) resfriamento rápido até 450°C, manutenção dessa temperatura por 10s, e então têmpera até a temperatura ambiente.

g) resfriamento rápido até 625°C, manutenção dessa temperatura por 1s, e então têmpera até a temperatura ambiente.

h) resfriamento rápido até 625°C, manutenção dessa temperatura por 10s, resfriamento rápido até 400°C, manutenção dessa temperatura por 5s, e então têmpera até a temperatura ambiente.

[pic 1]

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (205.3 Kb)   docx (467.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com