TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Por:   •  20/6/2016  •  Seminário  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

2ª Lista de Exercícios

1. Quais quantidades devem ser pesadas para fazer um concreto com traço 1:3:4:0,8 levando em consideração o uso de 1 saco de cimento de 25kg? Calcule também o %água e a Rela/c.

2. Comente as funções e discuta a importância dos agregados na tecnologia dos concretos e argamassas.

Funções: econômica na redução de custos no consumo de aglomerantes, e técnicas na redução da retração na secagem e aumento da resistência ao desgaste;

É importante porque representa cerca de 70% do volume do concreto e dos constituintes do concreto, e ele é o menos homogêneo dos materiais que constituem o concreto.

3. Qual a importância das análises de Flow Table, Vicat e Slump para construção civil?

FLOW TABLE: ou mesa de resistência, consiste em medir o espalhamento horizontal de uma argamassa moldada na forma de um cone. É um teste dinâmico, considerando também a viscosidade do sistema e não só a tensão do escoamento. É importante também porque avalia qualitativamente a tendência à segregação de fases no sistema, em decorrência da aplicação de impactos.

VICAT: A caracterização da pega dos cimentos é feita pela determinação de dois tempos distintos: o tempo de início de pega e o tempo de fim de pega. Os ensaios são feitos com pasta de consistência normal (explicada adiante) com a utilização do aparelho de Vicat. Nesse aparelho, mede-se a resistência à penetração de uma agulha na pasta de cimento.

SLUMP: a consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto. O slump é importante, pois através dele verifica a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico, buscando medir sua consistência e avaliar se está adequado para o uso a que se destina.

4. O que é reação álcali-agregado?

A reação álcali-agregado (RAA) é um fenômeno que ocorre no concreto endurecido e que se desenvolve devido à combinação de três agentes: álcalis do cimento, agregado reativo ou potencialmente reativo e a presença constante de umidade.

É o processo de deterioração do concreto endurecido, provocando assim a formação do gel expansivo (exceto para a reação álcali carbonato) a partir de reação química que ocorre em alguns tipos de agregados reativos ou potencialmente reativos, quando em contato com os álcalis existentes no cimento Portland

5. Defina argamassa e sua classificação. Cite também as propriedades exigidas por Norma e sua importância.

A NBR 7200 define argamassa como a mistura homogênea de aglomerantes, agregado miúdo e água, podendo ou não conter aditivos. É um material com capacidade de endurecimento e aderência. As argamassas são denominadas em função do aglomerante utilizado e podem ser de cimento, de cal ou mista cal e cimento.

As argamassas são classificadas quanto ao seu uso em: construção em alvenarias, revestimentos em paredes e tetos.

Propriedades da argamassa: depende de suas características no estado plástico e no estado endurecido.

No estado plástico: trabalhabilidade e capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com