TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Materiais E Suas Propriedades

Artigo: Lista De Materiais E Suas Propriedades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de Exercícios V Condução Elétrica

1) A primeira Lei de Ohm pode ser aplicada para os resistores não-ohmicos? Explique. 2) Explique a relação entre as grandezas físicas, mencionadas na fórmula da Segunda Lei de Ohm. 3) Qual a relação matemática que se pode obter comparando a Primeira Lei de Ohm com a Segunda Lei de Ohm. Explique a interpretação do seu resultado.

4) A seção normal de um condutor é atravessada, em média, por 2 x 108 elétrons por segundo. a. Qual a carga elétrica que atravessa essa seção em 1 minuto? b. Qual a intensidade da corrente elétrica que atravessa essa seção?

(Dado: carga elementar = 1,6 x 10 -19 .)

5) Calcule a resistência R desse fio microscópico, considerando-o como um cilindro com três diâmetros atômicos de comprimento. Lembre-se que, na Física tradicional, a resistência de um cilindro. Dados: resistividade do ouro =1,6×10-8 Ω.m, o raio de um átomo de ouro 2,0×10-10 m e aproxime л = 3,2. 6) (Unicamp SP) Sabe-se que a resistência elétrica de um fio cilíndrico é proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de seção transversal. a. O que acontece com a resistência do fio quando triplicarmos o seu comprimento? b. O que acontece com a resistência quando duplicamos o seu raio? 7) Calcule a condutividade elétrica de uma amostra cilíndrica de silício com diâmetro de 5,1 m e 51 m de comprimento, através da qual uma corrente de 0,1 A passa em uma direção axial. Uma voltagem de 12,5 V é medida entre sondas que estão separadas por uma distância de 38 m. 8) Um fio de cobre de 100 m de comprimento deve experimentar uma queda de voltagem de menos 1,5 v quando uma corrente de 2,5 V passa através dele. Usando os dados da tabela que está nas notas de aula, calcule o diâmetro mínimo que o fio deve possuir. 9) Um fio de alumínio com 4 m de diâmetro deve oferecer deve oferecer uma resistência que não seja superior a 2,5 Ω. Usando os dados da tabela, calcule o comprimento máximo do fio.

10) O cloreto de sódio é isolante no estado sólido. Entretanto, no estado líquido, ele é um bom condutor. Justifique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com