TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de exercícios gestão da produção

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 4

3ª LISTA DE EXERCÍCIOS: Gestão da Produção

Poderá ser realizada individualmente ou em duplas. Data de entrega: até 10/05/2017 pela unidade web (ATIVIDADE DISCENTE EFETIVA = ADE ð fazer o upload)

Peso na N1 = 13,33% (40% x 1/3) - teremos 4 Listas de Exercícios no semestre.

Aluno(a)

R.A.

Lucas Correia Marques da Silva

20351464

GESTÃO DA PRODUÇÃO

Testes (1.0 pto. cada)

1. A produção de pequenos lotes, de uma grande variedade de produtos, com múltiplos roteiros de fabricação, caracteriza o processo produtivo do tipo:

(A) híbrido

(B) job shop (por processo)

(C) em lotes

(D) em linha

(E) em fluxo contínuo

2. Em gestão da produção, cada tipo de manufatura demanda a organização das atividades das operações com características diferentes de volume e variedade. O tipo de processo que lida com produtos discretos, geralmente muito customizados, sendo o período de tempo para executar o serviço normalmente longo, com baixo volume de produção e alta variedade, é denominado processo:

(A) de projeto

(B) de jobbing

(C) de produção em massa

(D) em bateladas

(E) contínuo.

3. Uma rede de farmácias de uma cidade de médio porte pretende instalar uma unidade destinada exclusivamente à entrega de medicamentos em domicílio no período noturno. No planejamento dessa unidade, a cidade foi dividida em cinco áreas, cujas coordenadas centrais e cujo número de entregas noturnas demandadas por semana são dados pela tabela abaixo.

Considerando o Método do Centro de Gravidade, em que coordenadas (xg; yg) deverá localizar-se a unidade em questão ?

(A) xg= 7,25 e yg= 2,63

(B) xg= 6,50 e yg= 6,25

(C) xg= 5,50 e yg= 4,52

(D) xg= 5,25 e yg= 3,79

(E) xg= 4,25 e yg= 5,33

Sugestão:

4. Uma planta industrial, destinada à produção de um produto único, tem três departamentos (A, B e C) acomodados de acordo com o layout abaixo, no qual estão indicados os tempos totais de deslocamentos entre os mesmos.

Há necessidade de deslocamento do produto entre os departamentos para execução das fases de fabricação. O Quadro a seguir apresenta os números de deslocamentos entre cada departamento, por produto.

Cada vez que o produto, ainda inacabado, chega a um departamento, nele permanece durante 2 minutos, para as operações de fabricação correspondentes.

Assim, qual o tempo de fabricação, em minutos, de uma unidade do mesmo ?

(A) 65

(B) 83

(C) 115

(D) 147

(E) 188

5. Uma empresa fabricante de bombonas plásticas controla a demanda mensal dos produtos de 100 litros conforme indicado na tabela a seguir:

Os cálculos de previsão de demanda são feitos por meio do modelo da média móvel ponderada, utilizando um peso de 0,30 para o mês de maio, de 0,25 para o mês de abril, de 0,20 para o mês de março, de 0,15 para o mês de fevereiro e de 0,10 para o mês de janeiro.

A previsão de demanda para o mês de Junho deste mesmo ano, em quantidade de bombonas, está entre:

(A) 300 e 350

(B) 270 e 290

(C) 240 e 260

(D) 210 e 230

(E) 180 e 200

6. Um consultor, ao analisar o desempenho operacional de uma empresa que se destina à condução de projetos mecânicos, sugeriu que se adotasse a estrutura organizacional mostrada abaixo.

A sugestão do analista compreende a adoção de um modelo de estrutura

(A) funcional, caracterizada pela centralização das decisões e na existência de apenas um superior para cada subordinado, o que facilitará o seu desempenho como empresa de projetos

(B) celular, que tem como característica o autogerenciamento, perfazendo verdadeiras empresas dentro de empresas

(C) matricial, caracterizada por uma dupla subordinação eventual, onde a autoridade sobre um dado recurso é dividida entre o gerente funcional e o de projetos, favorecendo o desempenho da empresa na condução de seus projetos

(D) por projetos, caracterizada por um processo temporário e com seus membros diretamente alocados aos gerentes de projeto, facilitando o desempenho da empresa na condução dos projetos

(E) em rede, que tem como foco a desagregação de funções sob coordenação de um diretor central, o que facilita, sobremaneira, a condução de projetos

7. Numa indústria fabricante de computadores pessoais, o departamento de montagem de tablets tem quinze montadores. Cada um dos montadores trabalha oito horas por dia e faz a montagem de 16 aparelhos por hora. A capacidade do departamento de montagem calculada por número de tablets por dia é de:

(A) 120

(B) 960

(C) 1920

(D)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com