TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de produtos usados para tratamento de caldeiras e torres de resfriamento

Por:   •  18/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

        [pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

A BIOQUIM sente-se grata pela confiança em nós depositada ao solicitarem para este relevante empreendimento, proposição de nossos produtos e serviços para tratamento de águas industriais.

Com o mesmo espírito empreendedor que move a PRÓ P.U a investir no desenvolvimento do setor de calçados, estamos nós na expectativa de poder ser seu parceiro, e na condição de colaborador comungar do seu êxito. Certos de que possuímos competência técnica na assistência, tecnologias de vanguarda e o melhor custo benefício nos serviços por nós ofertados. Possuímos experiência em comercialização, aplicação e assistência técnica em processos químicos, através de competente equipe multidisciplinar composta por Técnicos em Química, Gestores Ambientais, Bióloga, Engenheira Química, Sanitarista Ambiental. Trabalhamos com a sinergia do grupo para melhor atender nossos clientes e parceiros, pautando nossas recomendações, projetos e serviços na ética e nas peculiaridades inerentes a cada cliente. Ferramentas como P+L – Produção Mais Limpa, são gerenciadas e aplicadas em nossos trabalhos, trazendo para o cliente economia e conforto no atendimento a legislação, isso também é ganho no marketing social e ambiental da Empresa.

  1. OBJETIVO

          Tem-se como objetivo na apresentação desta, a parceria entre o PRÓ P.U e a empresa BIOQUIM, no que se refere ao fornecimento de produtos para tratamento de águas industriais – caldeiras e torres de resfriamento.

  1. ANÁLISES

        Foram analisadas 8 amostras de água que estão descriminadas abaixo. Vale ressaltar que a água é proveniente de poço subterrâneo.

3.1 FRASCOS

  1.  Água do refrigerador do poliuretano.
  2.  Torre de resfriamento.
  3.  Água de alimentação da caldeira com retorno de condensado.
  4.  Taque química
  5.  Torre de refrigeração das máquinas
  6.  Torre de PVC
  7.  Saída da caldeira
  8.  Torneira – direto do poço

  1. IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE ÁGUA DE CALDEIRA E TORRES DE RESFRIAMENTO

        As incrustações originam-se pela alta concentração de sais e outras substâncias dissolvidas na água, uma vez que estes materiais não saem junto com o vapor em condições normais de operação. Ao atingirem o ponto de saturação, principalmente os sais de cálcio e magnésio se precipitam, formando um aglomerado que adere nas superfícies de troca térmica das caldeiras. Como conseqüência ocorre diminuição na transferência de calor, aumento no consumo de combustível e queda na produção de vapor, podendo causar o rompimento de tubulações devido ao superaquecimento.

  1. PRODUTOS

- TAC 150: Produto usado como abrandador, no tratamento de água de caldeira, seqüestra os sais de cálcio e magnésio condicionando-os à lama a ser expurgada; corrige o pH neutralizando a ação do ácido carbônico no ferro do equipamento.  

- Previne incrustações  

- Coíbe oxidações 

- Condiciona a lama formada pela concentração de sais 

- Corrige o pH  

- Neutraliza a ação do ácido carbônico

- TAC 151: Produto composto por sequestrante do oxigênio presente nas águas das caldeiras, evitando a corrosão (PITE) nos tubos, e polieletrólitos que adsorvem os sais em suspensão, evitando sua aderência nas paredes do equipamento.

- Evita os pontos de corrosão

- Mantém os sólidos em suspensão

- Coíbe incrustrações.

- TAC 152: É um produto formulado a base de polieletrólitos naturais que adsorvem os sais encontrados na água mantendo-os em suspensão, evitando assim sua aderência nas superfícies trocadores de calor. Age também como alcalinizante da água.

- Mantém a lama em forma coloidal

- Adsorve os sais mantendo-os em suspensão

- Ajuda a manter os níveis ideais de p

  1. INSTRUÇÕES E QUANTIDADES PARA APLICAÇÃO:

       Para que se tenha um bom resultado, faz-se necessário a aplicação de duas demãos da resina. Baseando-se no rendimento de 8 a 10m² deverão ser utilizadas as seguintes quantidades por setor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com