TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de quimica

Por:   •  6/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

Lista de exercício de Hidráulica

Joaquim Freire B93CJH8

Paulo Henrique Oliveira Bessa B892048

Rodrigo Almeida Barros B90FIH3

Weberton Matos B745193

Marcio Roberto B9067IH-3

Respostas:

1.

        I) Correto. A reutilização da água nas industrias é um processo totalmente viável e vantajoso, além de reduzir os impactos ambientais, reduz os custos na produção.

        Graças as outorgas, imposta pela “Lei das Águas”, garantiu que as indústrias percebessem as vantagens do reuso em sua cadeia de produção.

        II) Errado. Não seria viável de maneira alguma fazer as transposição de água potável de mananciais para rios poluídos, além de acabar com volume das nascentes não mudaria a situação dos rios poluídos.

         III) Com obras de saneamento básico e estações de tratamento de esgoto, o nível de poluição diminui consideravelmente. Apesar do alto custo de investimento os benefícios são inúmeros.

2 .  Além da disputa pelo controle de nascentes de grandes rios interterritoriais, a previsão para o decorrer do século XXI é a emergência de conflitos que também se associem a ações imperialistas, em que países passem a invadir ou controlar politicamente outros territórios em busca da obtenção de água ou a sua importação a um menor custo. Por esse motivo, é preciso pensar em saídas para evitar uma escassez ainda maior desse recurso, com medidas que visem à sua sustentabilidade.

3. Uma  vez poluídas ou contaminadas, as águas subterrâneas demandam um elevado desperdício de recursos financeiros e humanos para sua remediação, o que de modo geral é atingido ao final de vários anos. Desta forma, devem ser tomadas medidas preventivas para sua proteção, associadas ao controle de poluição como um todo, definindo-se critérios de qualidade iniciando-se pelo estabelecimento de valores orientadores.

4.  Represa e uma estrutura feita para reter a água de um manancial ou rio visando sua captação, seja para distribuição de agua ou para energia elétrica de fonte hidráulica. Recalque e uma bomba hidráulica que manda a água de um ponto mais baixo para um ponto mais alto em forma de pressão.  Chegando a ETA (Estação de tratamento de Água), primeiramente ela passa pelo  gradeamento para retirada de galhos, folhas e matérias maiores que não conseguem passar por ela. Depois a água vai para uma bacia de tranquilização para diminuir a velocidade da agua. Depois disso, os dosadores são responsáveis por liberar o cloro na agua pra deixar os metais menos solúveis e matar microrganismo.  Após a aplicação eles vão para uma câmara de coagulação, que junta a sujeira da água em maiores flocos.  Após isso, eles vão pra a floculação em tanques menores onde válvulas causam uma turbulência na água onde as partículas colidem umas com as outras e vão se unindo, formando flocos maiores. A água floculada segue para os decantadores,  onde os flocos em decantação vão para a parte mais baixa da água e vira uma espécie de lodo, com 90min passados, o lodo na parte de baixo vai para uma tubulação, onde e separado a água, A água decantada vai para as canaletas onde são filtradas verticalmente, cada filtro tem camadas de carvão, areia, pedregulho, e cascalho. Depois a água vai para canais onde recebem mais cloro, flúor e cal. O cal eleva o ph da água o que impede a corrosão dos canos, o flúor previne caries na população.  terminando o tratamento, a água vai para um reservatório e depois segue para adutoras sub adutoras e redes de agua onde chega até sua casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com