TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista quimica quantitativa

Por:   •  19/5/2015  •  Seminário  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  1.849 Visualizações

Página 1 de 2

QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA

3° Lista de exercícios – Volumetria de precipitação - 2015

Professor Carlos Cassini

Exercícios para serem feitos em sala e entregues para nota

1 – O aceto balsâmico é um tipo de vinagre que, após ser produzido, é armazenado em tonéis de madeira para envelhecimento. Sua acidez é geralmente pouco maior que a de vinagres comerciais. No seu rótulo está indicado: acidez = 8%.

a) O que significa, em termos de concentração em g/mL (gramas por mililitro) este valor?

b) Porque utilizamos o ácido acético presente no vinagre e não ácido clorídrico pra temperarmos alimentos, já que ambos são ácidos?

c) Na verificação de sua acidez um analista encontrou que a concentração molar do ácido acético no vinagre era de 6,6 x 10-2 moles por litro em uma alíquota que foi diluída 10 vezes. A informação no rótulo do vinagre está correta? Justifique demonstrando os cálculos

2 – A porcentagem do íon Cl- em um alvejante doméstico encontra-se medindo o volume de uma solução 0,184 molar de nitrato de prata necessário para reagir com ele. Encontrou-se que 15,0 mL de AgNO3 foram necessários para reagir com uma amostra de 0,800 gramas de alvejante. Calcule a porcentagem de Cl- no alvejante.

3 – Uma amostra de salmoura (NaCl aq.) é entregue para um analista para análise. Este analista transferiu uma alíquota de 10,0 mL da amostra para um erlenmeyer  e titulou com 32,75 mL de uma solução de AgNO3 0,1 molar. Calcular a quantidade de NaCl em g/litro na salmoura.

4 – É prática em laboratórios de análise clínica, proceder a determinação do cloreto em soro pelo método de Volhard. Para isto, uma amostra de 5,0 mL de soro foi tratada com 8,45 mL de uma solução de  AgNO3 0,1 molar e o excesso de íons prata foi titulado com 4,25 mL de uma solução de KSCN 0,1 molar usando uma solução de Fe+3 como indicador. Calcule quantas miligramas de cloreto existem por mL de soro.

5 – Um laboratório de análise química recebeu uma amostra bruta de sal marinho (NaCl) contendo impurezas naturais. Pesou-se 0,5050 g de amostra seca em estufa, dissolveu-se em água e titulou-se, pelo método de Mohr, gastando-se 42,28 mL de uma solução padrão de  AgNO3 0,1 molar. Calcular a porcentagem (%m/m) de cloreto na amostra original.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com