TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Log de atividades

Seminário: Log de atividades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Seminário  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 7

6. Registro da atividade

O quarto anexo 4 da disciplina “Prática de Ensino II” possui descrição dos registros que são realizados na escola. Para a confecção deste anexo, houve bate papo com a vice-diretora, funcionários da secretaria, coordenador pedagógico e professor para saber que tipo de registros que fazem e qual a sua finalidade. Além disso foram acompanhadas aulas no 1ºD, 1ºF, 1ºG, 2ºD, 2ºF, 2ºG e 3ºA. O anexo está dividido da seguinte forma:

1) Descrição das aulas;

2) Registros escolares.

1) Descrição das aulas

Em 14/06/10 houve a aplicação do provão do 2º bimestre, onde os alunos ao invés de terem uma semana de prova como no 1º bimestre, realizarão um provão contendo questões de todas as disciplinas em um único dia. Nas aulas assistidas em 15/06/10 no 3ºA, 2ºF e 2ºG e 18/06/10 no 2ºD, 1ºD, 1ºG e 1ºF, o professor, corrigiu as questões de física que estavam no provão, aplicou provas aos alunos que faltaram e recebeu trabalhos pendentes dos estudantes. Nenhuma outra atividade foram desenvolvidas nessas datas.

2) Registros escolares

Na conversa com a vice-diretora, foi explicado que a maioria dos documentos ficam guardados na secretaria, porém cada documento tem seu responsável dentro da escola. Ela ainda informou que toda semana é necessário registrar o saldo de aulas e enviar para a diretoria de ensino. O saldo de aulas refere-se a quantidade de aulas disponíveis existentes na escola quando um professor desiste das aulas ou está de licença.

2.1) Documentos que são controlados e registrados pela direção. Todos guardados na sala da direção

Atas: A direção realiza o registro das atas do grêmio, APM, prestação de contas, materiais que a escola ganha. São utilizados caderno de capa dura. O registro se inicia com a data da reunião e um texto que contém o que foi discutido no encontro. Abaixo a finalidade de cada ata:

Ata Grêmio: Nesse documento são registrado as conversas que a direção possui com o grêmio.

Ata APM: Nesse documento são registrados as reuniões da APM e onde os recursos serão utilizados.

Ata de Prestação de Contas: Nesse documento são registrados compra de materiais e guardados notas fiscais.

Ata de Materiais que a escola ganha: Neste documento são registrados todos os materiais que a escola ganha e gerado um oficio de posse daquele material que também fica guardado nesse documento.

Projeto de recuperação e reforço: Essa pasta contém diversas informações, como planilha com o levantamento dos alunos que devem ir para a recuperação e a justificativa por parte do professor do porque o estudante deve participar dessas aulas, os planos de aula elaborado pelos professores e dados de atividades e desenvolvimento dos alunos que estão em recuperação e reforço.

Portifólio: Registro de atividades desenvolvidas pelos alunos durante o ano.

Pasta trabalho por amostragem: Nesta pasta são guardados trabalhos de alunos desenvolvidos em sala de aula, são guardados o melhor e o pior trabalho desenvolvidos pelos estudantes.

Pasta convocação de pais: Em um caderno de capa dura é feito o registro que contém da data e o motivo que levou a convocação, junto ao registro é anexado cópia da carta encaminhada aos pais.

Pasta encaminhamento para o conselho tutelar: Em um caderno de capa dura é feito o registro que contém a data e texto descrevendo o motivo da convocação, junto ao registro é anexado cópia da carta encaminhada para o conselho tutelar quando necessário que esse orgão realize algum tipo de acompanhamento.

Pasta encaminhamento para o ministério público: Em um caderno é feito o registro do motivo que levou a solicitação de ação do ministério público e cópia do ofício enviado a este órgão.

Livro balanço financeiro: Registrado como o dinheiro é utilizado pela escola. Não tive acesso ao mesmo.

Livro de orientação ao professor: Caso seja necessário conversa individual para orientação a algum professor, é feito o registro da orientação e assinado o conteúdo abordado pela direção e professor.

Livro de advertência ao professor: Registro de advertência aplicadas aos professores, por exemplo, um professor libera uma turma antes do horário, o docente recebe uma advertência e falta aula.

Livro reunião periódica dos funcionários: Caderno de capa dura que possuem registros parecidos com atas, onde contém textos com a descrição de reuniões feitas com os funcionários da escola, exceto corpo docente.

2.2) Documentos que são registrados pelos professores e que ficam na secretaria

Relatório dos professores: Caderno de capa dura, onde o professor pode realizar registrado de incidências ocorridas em sala de aula para acompanhamento da direção. O professor, deve colocar a data e horário, a série, nome do aluno e texto sobre o ocorrido.

Pasta registro de frequência: Além do registro de frequência dos alunos em diário, os professores registram a presença em uma pasta de frequência para que a direção e coordenação façam levantamentos da frequência dos estudantes.

Livro de Eventual: Caderno de capa dura, onde cada folha é destinada a um professor eventual, que registra a data, a série, o conteúdo e o professor substituído.

Livro de pagamento: Controle de pagamento dos professores. Não tive acesso ao mesmo.

2.3) Documentos controlados pelos funcionários da secretaria. Todos guardados nesse departamento.

Prontuário do aluno: Cada aluno possui um prontuário, onde consta sua ficha de matrícula, cópia de documentos pessoais e atestados médicos.

Livro ponto docente: Nesse livro os docentes assinam o mesmo a cada dia trabalhado, para sua frequência ser controlada.

Livro ponto administrativo: Nesse livro os demais funcionários assinam o mesmo a cada dia trabalhado, para sua frequência ser controlada.

Prontuário dos professor: Cada professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com