TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logica De Programação

Pesquisas Acadêmicas: Logica De Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO I: "Rivais dignos dos príncipes, os soberanos pontífices, os cardeais e os bispos... Hoje... os bispos apenas se preocupam em apascentar-se a si próprios, deixam o cuidado do rebanho a Cristo... esquecem que a palavra bispo significa trabalho, vigilância, solicitude. Servem-se apenas de tais qualidades quando pretendem recolher dinheiro..."

(Erasmo de Rotterdam apud MELLO, p. 45)

TEXTO II: "Tese 2. O papa não quer, nem pode, perdoar alguma pena, exceto aquelas que ele tenha imposto por sua própria vontade..."

(Lutero apud MELLO, p. 54)

TEXTO III: "Tese 21. Erram, pois, os pregadores das indulgências que dizem que, pelas indulgências do papa, o homem fica livre de toda a pena e fica salvo."

(Idem)

TEXTO IV: "O trabalhador é o que mais se assemelha a Deus... Um homem que não quer trabalhar não deve comer... O pobre é suspeito de preguiça, o que constitui uma injúria a Deus."

(Calvino apud MELLO, p. 52)

A análise dos textos e os conhecimentos sobre a Reforma permitem concluir:

a) O movimento luterano questionou a força moral de Jesus Cristo e o seu poder de conceder a salvação aos cristãos.

b) A Igreja Católica, no século XVI, foi contestada pelo caráter comercial que atribuiu às relações entre Deus e os fiéis.

c) Os "pregadores das indulgências" mencionados na tese luterana contribuíram decisivamente para o aumento do poder real, pois atribuíam aos reis a indicação definitiva dos que deveriam ser salvos para o reino da glória.

d) Erasmo de Rotterdam, quando afirmou que os bispos "deixam o cuidado do rebanho a Cristo", demonstrava a preocupação dos dignitários da Igreja com a vida material e espiritual das camadas populares, no século XVI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com