TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logica De Programação

Dissertações: Logica De Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

LÓGICA

Lógica é a técnica de encadear pensamentos de forma a solucionar problemas. Aprender esta técnica é necessário, para quem quer trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas. Significa o uso correto das leis do pensamento, da “ordem da razão” e de processos de raciocínio e simbolização formais na programação de computadores, objetivando racionalidade e o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar. (Forbellone e Eberspächer, 2000).

ALGORÍTIMO

Algoritmo é uma sequência de passos que visa atingir um objetivo bem

definido. (FORBELLONE, 1999). É exatamente esse conjunto de passos que resolveu o problema de uma pessoa falar no telefone. É como se fôssemos ensinar uma máquina a fazer alguma tarefa específica.

Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações básicas (adição, multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. Outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrônicos, como um videocassete, que explicam passo-a-passo como, por exemplo, gravar um evento.

Até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas por seqüências lógicas. Por exemplo:

“Chupar uma bala”.

Pegar a bala;

Retirar o papel;

Chupar a bala;

Jogar o papel no lixo.

PSEUDOCÓDIGO

Os algoritmos são descritos em uma linguagem chamada pseudocódigo. Este nome é uma alusão à posterior implementação em uma linguagem de programação, ou seja, quando formos programar em uma linguagem, por exemplo Visual Basic, estaremos gerando código em Visual Basic. Por isso os algoritmos são independentes das linguagens de programação. Ao contrário de uma linguagem de programação não existe um formalismo rígido de como deve ser escrito o algoritmo.

DIAGRAMA DE BLOCO

É uma representação gráfica de algoritmos onde formas geométricas diferentes implicam ações distintas. Seu objetivo é facilitar o entendimento das ideias contidas nos algoritmos. Ele é elaborado após a fase de análise do problema.

Em baixo podemos ver um algoritmo implementado num diagrama de bloco, sobre o estado de uma lâmpada:

TESTE DE MESA

Após desenvolver um algoritmo ele deverá sempre ser testado. Este teste é chamado de TESTE DE MESA, que significa, seguir as instruções do algoritmo de maneira precisa para verificar se o procedimento utilizado está correto ou não.

Veja o exemplo:

Nota da Prova 1

Nota da Prova 2

Nota da Prova 3

Nota da Prova 4

Utilize a tabela abaixo:

P1 P2 P3 P4 MÉDIA

CONSTANTES

Constante é um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Conforme o seu tipo, a constante é classificada como sendo numérica, lógica e literal.

Exemplo de constantes:

A1+A2

2

VARIÁVEIS

Variável é a representação simbólica dos elementos de um certo conjunto. Cada variável corresponde a uma posição de memória, cujo conteúdo pode ser alterado ao longo do tempo durante a execução de um programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante.

As variáveis e as constantes podem ser basicamente de quatro tipos: Numéricas, caracteres, Alfanuméricas ou lógicas.

Numéricas: Específicas para armazenamento de números, que posteriormente poderão ser utilizados para cálculos. Podem ser ainda classificadas como Inteiras ou Reais. As variáveis do tipo inteiro são para armazenamento de números inteiros e as Reais são para o armazenamento de números que possuam casas decimais.

Caracteres: Específicas para armazenamento de conjunto de caracteres que não contenham números (literais). Ex: nomes.

Alfanuméricas: Específicas para dados que contenham letras e/ou números. Pode em determinados momentos conter somente dados numéricos ou somente literais. Se usado somente para armazenamento de números, não poderá ser utilizada para operações matemáticas.

Lógicas: Armazenam somente dados lógicos que podem ser Verdadeiro ou Falso.

As variáveis só podem armazenar valores de um mesmo tipo, de maneira que também são classificadas como sendo numéricas, lógicas e literais.

OPERAÇÕES LÓGICAS

Operações Lógicas são utilizadas quando se torna necessário tomar decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com