TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logica Programação

Artigo: Logica Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Lógica da Programação na Prática.

Variáveis.

Um dos conceitos mais importantes no estudo da programação de computadores é o de variável.

Podemos definir variável como um espaço reservado na memória do computador contendo um dado, com um nome para acessá-lo.

Variáveis na Memória

Veja a figura e imagine a memória do computador como um lugar com algum espaço livre, onde você pode adicionar variáveis ou programas a qualquer momento. No exemplo acima, hipoteticamente alocamos dois espaços distintos na memória do computador, uma com o nome pessoa e outra chamada numero.

Note na figura que numero está sem acento, e que ambas estão em minúsculo. Os acentos não são uma boa escolha quando escrevemos nomes de variáveis, pois podem causar incompatibilidades com outros sistemas ou bancos de dados.

Quando o programador declara uma variável em seu código, é como se dissesse:

"Ei, computador! Aloque (reserve) um espaço na sua memória que vou precisar armazenar um dado. Ah, e para que eu possa acessar esse dado depois, coloque um nome nesse espaço, digamos... pessoa. Ah, já ia esquecendo! Esse dado será do tipo String, pois vou armazenar um texto. Valeu!"

Mas por quê o nome "Variável"? Porque seu conteúdo pode variar durante a execução do programa. Em um determinado momento, a variável pessoa pode conter o conteúdo do tipo cadeia de caracteres (String) "Marcos". Em outro momento, seu conteúdo pode mudar, e conter, por exemplo "Cesar".

Continuando nossa "conversa" com o computador, é como se o programador, em certo momento dissesse:

"Ei, computador! Sabe aquele espaço que você reservou na memória com o nome pessoa? Então; agora eu preciso alterar seu conteúdo. O nome fica o mesmo, mas agora quero que você guarde a String "Cesar" nesse espaço. Altera aí pra nós que isso vai ser útil!"

Com relação ao fato de estarem em minúsculas, termos declarados que começam com letra maiúscula geralmente são nomes de Constantes ou Classes em muitas linguagens de programação modernas. Os temas Constantes e Classes serão abordado mais adiante neste curso.

Existem também algumas convenções com relação a nomes de variáveis que utilizem termos compostos como data de nascimento ou boleto bancário.

Isso varia entre as linguagens. Por exemplo, em Ruby a convenção é que nomes de variáveis compostas sejam conectadas por um underscore (_). Em Java e Javascript é utilizada a convenção de camelize.

Dessa forma, as variáveis citadas acima ficariam:

Em Ruby: data_nascimento

Em Java: dataNascimento

Em Javascript: dataNascimento

Podemos perceber o porquê do termo camelize. A primeira palavra que compõe o nome da variável começa com letra minúscula. As subsequentes começam com maíuscula. Dessa forma, o termo completo (sem underscores) parece que tem "corcovas" de camelo.

Outro detalhe é que normalmente não são utilizadas palavras de conexão. Por exemplo, para data de nascimento, basta data_nascimento. O nome já fica significativo, sem o uso das conjunções.

Aliás, uma questão importantíssima com relação à nomes de variáveis é que o nome seja significativo. O programador pode definir qualquer nome para uma variável. É comum vermos variáveis em programas com nomes como x, y e z.

No entanto a variável poderá ser utilizada diversas vezes dentro de um programa, e, bem mais tarde, após centenas ou até milhares de linhas de código, lembrar o que significa ou que tipo de dado contém uma variável com um nome desses pode ser complicado.

Além da questão da manutenibilidade. Manutenibilidade significa o quanto um código é amigável com relação às manutenções que eventualmente precisem ser realizadas posteriormente.

É muito comum precisarmos alterar algum código que fizemos há algum tempo atrás. Algumas vezes anos depois. Além do fato de que um outro programador pode se deparar com seu código para realizar alguma alteração e é muito irritante quando os nomes de variáveis não têm nada a ver com o contexto para o qual foram criadas.

Levando em consideração as recomendações acima, podemos definir que em Ruby, são bons nomes para variáveis:

nome

data_nascimento

cpf

rg

saldo_inicial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com