TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO LOGÍSTICA REVERSA E O MARKETING VERDE: UMA FERRAMENTA PARA GESTÃO AMBIENTAL

Monografias: RESUMO LOGÍSTICA REVERSA E O MARKETING VERDE: UMA FERRAMENTA PARA GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 3

O objetivo deste artigo é demonstrar o entendimento e a importância do Marketing Verde associado a Logística Reversa nas organizações para a preservação do meio ambiente como também para diminuir custos de materiais já usados e passíveis de reciclagem. E o Marketing Verde promove a empresa através dos benefícios que ela traz ao meio ambiente . Juntamente se tornam primordial na administração de uma empresa.

O termo Marketing Verde que surgiu em meados dos anos 70 não pode ser apenas um modismo , uma tendência passageira e sim como uma filosofia de trabalho , com apelo ambiental verdadeiro , que busca impactar positivamente clientes e públicos de interesse para aqueles que ainda não são também se tornem verde , praticando juntamente com o slogan da empresa , conscientizando a preservação da natureza , como consumir e adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis , socialmente corretos , renováveis e reutilizáveis .

E a Logística Reversa tem demonstrado ser a ponte para essa nova fronteira . Um exemplo é a compra de materiais recicláveis para transformá-los em matéria – prima , pois a vida de um produto não acaba com o seu uso , e sim inicia um novo ciclo , que de maneira simplória chamamos de reciclagem.

Com essa junção cria-se um diferencial competitivo em relação ao mercado , pois alguns mercados econômicos não mais aceitam produtos de empresas que não possuem a certificação do ISSO ( Gestão Ambiental ).

Mais importante que obter essa certificação é praticá-la , ter o Marketing Ecológico e a Logística Reversa dentro do planejamento estratégico da empresa transmite aos seus clientes a imagem de sustentabilidade e de comprometimento , com as questões ambientais.

O Brasil ainda carece de legislação mais rígidas no que cerne ao meio ambiente , ainda estamos muitos atrasados em nossas políticas ambientais.

É preciso ressaltar que o comprometimento com as questões ambientais não vai simplesmente trazer redução de custos e lucros mas , e principalmente dará condições as gerações futuras de ter qualidade de vida , tudo isso usando nossos recursos naturais de maneira racional.

RESENHA

Esse artigo nos mostra a importância da integração dessas duas áreas da Logística Reversa e da Gestão Ambiental com ambos trabalhando em conjunto , haverá uma economia e um diferencial competitivo na empresa.

Como já sabemos os clientes estão cada vez mais de olho na questão ambiental , não estão se importando de pagar um pouco mais para se ter um produto de qualidade e ambientalmente correto.

Já a Logística Reversa mesmo sendo um processo defendido pelos autores , ainda é pouco aplicada pelas empresas brasileiras , sendo utilizada em apenas alguns setores específicos e basicamente por empresas de grande e médio porte , por ter que se enquadrar ás novas leis ambientais .

Devemos adquirir mais produtos ecologicamente corretos , pois além de estar ajudando na preservação do meio ambiente , ao mesmo tempo estaremos pressionando os concorrentes a se enquadrarem nos padrões corretos e obrigando nossa legislação ser mais fical e ampliar as leis no que diz respeito a esses programas ambientais das empresas.

Portanto devemos concluir que todos nós devemos ser á favor de uma sociedade mais sustentável , pois todos ganham tanto os empresários quanto os cidadãos .

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »