TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Movimentação De Materiais

Artigos Científicos: Logística Movimentação De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  1.192 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS 2

3 OBJETIVOS DA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS 2

4 PRINCÍPIOS DA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS 5

5 RELAÇÃO MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS E LAYOUT 6

6 CONCLUSÃO ..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1 INTRODUÇÃO

Até algum tempo atrás o mercado não exigia grande flexibilidade das indústrias na manufatura de seus produtos, pois o cliente não era tão exigente e normalmente comprava aquilo que lhe era disponibilizado no mercado pelas indústrias, tanto regionais como nacionais.

Atualmente, com a globalização e a abertura do mercado aos produtos importados, o consumidor procura produtos diferenciados e personalizados, obrigando as indústrias a serem bastante flexíveis no seu processo produtivo, oferecendo grande variedade de cores, tamanhos e formas de produtos. O objetivo é disponibilizar produtos e serviços que além de atender o cliente o satisfaçam suas necessidades.

Para que possam ter essa flexibilidade exigida pelo mercado atual, um volume bastante grande de materiais é movimentado, tornando-se essencial a utilização de eficientes sistemas de movimentação.

2 MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Segundo J. R. Tony Arnold (1999), mover e armazenar matéria-prima, componentes e produtos acabados acrescenta custo, mas não valor, pois exige mão-de-obra para armazenar, encontrar e entregar os itens, exige manutenção e atualização de registros, exige arranjo físico adequado.

Para que ocorra o processo produtivo é necessário que pelo menos uma das partes envolvidas no processo, homem, máquina ou material, sofra algum tipo de movimentação.

Na maioria dos casos o material é o elemento que se movimenta no decorrer do processo produtivo. Em casos especiais são as máquinas que se deslocam até o local, executando as operações necessárias, como por exemplo, na construção civil, na construção de navios ou de aviões.

O estudo da movimentação de materiais visa fornecer conhecimentos que permitam a seleção de equipamentos funcionais, que sejam operacional e economicamente adequados para a atividade desenvolvida pela indústria. A economia que se pode obter de um sistema racional de movimentação, depende, em grande parte, do domínio sobre o conhecimento das funções e potencialidades dos equipamentos existentes, suas aplicações e limitações.

A eficiente movimentação de materiais tem por objetivo transportar material recebido, estocado, fornecido, transferido ou sujeitos a qualquer outro tipo de movimentação, de um ponto a outro sem retrocesso, com um mínimo de transferência, enviando-os para os locais certos de trabalho ou centros de processamento, evitando congestionamentos, atrasos e manuseios desnecessários.

3 OBJETIVOS DA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Um eficiente sistema de movimentação de materiais tem como principais objetivos:

a) Redução de Custos

A movimentação adequada de materiais possibilita uma utilização mais vantajosa e racional do espaço disponível, tendo como conseqüência a redução de diversos custos que envolvem o processo produtivo de uma indústria, conferindo maior ganho em produtividade e competitividade.

Redução de custos de mão-de-obra

A utilização de equipamentos de movimentação adequados a cada tipo de atividade faz com que a mão-de-obra braçal seja substituída por meios mecânicos de movimentação. (Ex.: montadora de veículos).

Redução dos custos de materiais

Os materiais são transportados de maneira mais racional e acondicionados de acordo com suas características específicas. Esses cuidados fazem com que o custo de perdas durante a armazenagem e transporte seja reduzido ao mínimo.

Redução de custos em despesas gerais

Racionalizando-se os processos de transporte e estoque, caem também os custos de despesas gerais, pois a menor movimentação traz como conseqüência locais mais limpos e organizados como também menor risco de acidentes e sinistros.

b) Aumento de Capacidade Produtiva

O aumento da capacidade produtiva envolve três fatores:

Aumento de produção

Para que ocorra o aumento da produção é necessária a intensificação no recebimento e no transporte da matéria-prima até as linhas de produção.

Aumento da capacidade de armazenagem

Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais permitem a máxima utilização do espaço destinado a estocagem (altura e largura dos prédios).

Melhor distribuição de armazenagem

Graças a tecnologia, equipamentos cada vez mais sofisticados de movimentação de materiais são disponibilizados no mercado. Eles permitem a melhor distribuição dos materiais dentro dos estoques, bem como maior facilidade de localização dos mesmos.

c) Melhores Condições de Trabalho

A melhoria observada no processo produtivo através da implantação de um sistema de movimentação de materiais, tem também seus reflexos no que se refere às pessoas envolvidas no processo.

Maior segurança

Se o sistema adotado pela indústria estiver sendo utilizado de forma correta, os riscos de acidentes diminuem.

Redução da fadiga

A partir do momento que o serviço braçal passa a ser executado por equipamentos específicos, a mão-de-obra humana pode ser redirecionada e passar a ocupar funções que exijam habilidades intelectuais, reduzindo assim a fadiga. Ao mesmo tempo, aqueles que trabalham nas funções de transporte e estocagem desenvolvem suas tarefas com muito mais conforto, pois o equipamento realiza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com