TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lugar, Espaço E Território

Trabalho Escolar: Lugar, Espaço E Território. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Espaço, lugar e territorio, tres areas que sao do interesse da populacao e acabam sendo prejudicadas por falta de infraestrutura. A definicao das tres é bem simples, por mais que muitas pessoas nao vejam a diferenca.

O ajuntamento desqualificado de pessoas em diversos espaços vem sendo um grande problema para as metropoles. A segregaçao urbana é um problema social, que vem sendo motivo de inumeras criticas direcionadas ao governo.

Essa segregacao acaba gerando lugares de exclusao. Bairros e areas que sofrem a precarizacaobdo trabalho, desqualificacao social, desagregacao identitaria, entre outros problemas. Esses lugares representam a expressao geografca da singularidade.

Cada pessoa tem seu territori, a conhecida area de conforto. Um quarteirao é definido por relacoes de poder, que gera conflitos e acoes que podem ajudar ou prejudicar aquele territorio.

SUMÁRIO

0.0 Introdução

1.0 Espaço

1.1 Espaços Segregados

1.2 Espaços Geográficos

1.3 Compreensão Filosófica

2.0 Lugar

3.0 Território

4.0 Considerações Finais

5.0 Referências

1.0 ESPAÇO

O espaço é considerado um meio que foi modificado pelo homem ao longo da história. Contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares. É definido por áreas, como: o centro da cidade, local de concentração de atividades comerciais, de serviço e de gestão; áreas industriais e áreas residenciais. Este conjunto de usos da terra é a organização espacial da cidade ou simplesmente o espaço urbano fragmentado.

Um dos exemplos é o espaço produzido para o visitante, focando na necessidade de se produzir um espaço turístico que primeiro seja bom para o residente e depois para o turista. Porém, no Nordeste brasileiro as políticas públicas de turismo vêm desencadeando a urbanização turística em várias porções de sua faixa litorânea. O Nordeste cdsaracteriza-se por ser uma região economicamente periférica e por apresentar enormes problemas urbanos.

Na tentativa de impulsionar a economia dessa área deprimida e propiciar novas formas de inserção da economia regional no contexto da economia global, o poder público, em suas diversas esferas (local, estadual e nacional), vem desenvolvendo políticas públicas para promover o crescimento da atividade turística na região

1.1 ESPAÇOS SEGREGADOS

Nas metropoles brasileiras a segregacao urbana por classe social é predominante. A segregacao em um espaço ocorre quando diferentes camadas sociais concentram-se em determinadas regioes de uma cidade.

Isso ocorre em locais onde há uma grande diferença de renda entre os grupos. A busca pela segurança e tranquilidade é o principal motivo de segregaçao, resultando assim, na criaçao de condominios fechados. Essa atitude esta tornando-se mais frequente com o passar do tempo.

Muitos governos recebem criticas devido a segregação, uma vez que os próprios geralmente priorizam os investimentos e melhorias em áreas onde concentra-se a população com maior renda, com isso gerando o aumento da segregação, e ignorando as partes mais pobres da cidade.

1.2 ESPAÇOS GEOGRÁFICOS

Espaco é o conceito mais amplo da Geografia, refere-se a onde as coisas acontecem.

O espaco geografico deve ser considerado como um conjunto que nao pode ser separado, onde ha, de um lado, um arranjo de objetos geograficos, objetos naturais e objetos sociais, e, de outro lado, a vida que os preenche e anima, ou seja, a sociedade em movimento.

1.3 COMPREENSÃO FILOSÓFICA

-Aristoteles: fez a primeira definição. Ele disse que era a inexistência do vazio e lugar como posição de um corpo entre outros corpos.

-Kant: diz que o espaço não pode ser percebido empiricamente porque o simples ato de situarmos alguma coisa "fora" de nós já pressupõe a representação do espaço. O espaço não é portanto uma propriedade das coisas, mas uma forma sobreposta às coisas pela minha intuição delas.

- Maurice Merleau-Ponty: “O espaço não é o meio (real ou lógico) onde se dispõe as coisas, mas o meio pelo qual a posição das coisas se torna possível.”. -Outros filósofos inserem o homem como um componente essencial para a compreensão do espaço, como o ser que cria e modifica espaços de acordo com suas culturas e objetivos.

2.0 LUGAR

O lugar ganha em geral de significado deixando de ser compreendido apenas como um espaço produzido, ao longo de um determinado tempo, pela natureza e pelo homem, para ser visto como uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega ideias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam.

Abrangendo uma descrição mais filosófica, temos vários pensadores que refletiram e deram seus próprios significados a palavra, o lugar foi definido por Aristóteles como o espaço que circunda o corpo. Descartes, buscando elaborar o conceito aristotélico, afirma que a determinação do lugar deve obedecer à relação da posição do corpo com a posição dos outros corpos. A dialética marxista identifica na apropriação capitalista do espaço um processo de personalização dos lugares que, simultaneamente, reconstroem suas singularidades e expressam o fenômeno global em curso nos últimos séculos.

Dessa forma, o conceito de lugar amplia-se profundamente diante das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com