TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS COMPÓSITOS DE MATRIZ CERÂMICA

Por:   •  31/1/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.073 Palavras (17 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 17

  [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

  

MARCOS ANTÔNIO MIRANDA ARAÚJO JÚNIOR

MESSIAS VIEIRA DE CARVALHO MACHADO

RAISSA MARIA GOMES SANTOS

RANNA OLIVEIRA MARTINS

RENATA SUELLEN ANJOS DA SILVA

TAIRONE BARBOSA DE SANTANA

 

 

MATERIAIS COMPÓSITOS DE MATRIZ CERÂMICA

 

 

 

 

 

 

 

JUAZEIRO - BA

2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

 

  

MARCOS ANTÔNIO MIRANDA ARAÚJO JÚNIOR

MESSIAS VIEIRA DE CARVALHO MACHADO

RAISSA MARIA GOMES SANTOS

RANNA OLIVEIRA MARTINS

RENATA SUELLEN ANJOS DA SILVA

TAIRONE BARBOSA DE SANTANA

 

MATERIAIS COMPÓSITOS DE MATRIZ CERÂMICA

 

 

 

 

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Campus Tecnológico, como requisito para obtenção de nota na disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materiais. Orientador: Prof. Dr. Nelson Cárdenas Olivier.

 

   

JUAZEIRO- BA

2018

SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO………………………………………………………………..4

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...............................................................6

2.1 Breve histórico…………………………………………………………........6

2.2 Definição de materiais compósitos………………………………………..6

2.3 Compósitos de matriz cerâmica…………………………………………...7

2.4 Tipos de estruturas………………………………………………………….9

2.5 Propriedades da matriz cerâmica……………………………………......11

2.6 Processos de fabricação………………………………………………….12

2.7 Aplicações………………………………………………………………….15

3.CONCLUSÃO........................................................................................16

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................17

 


  1. INTRODUÇÃO

O termo “material compósito” não é um termo recente, este surgiu em meados do século XX como uma classe de materiais com potencial inestimável, principalmente no ramo da engenharia. Atualmente, várias tecnologias, necessitam de materiais que possuam características formadas por combinações de propriedades que não são oferecidos por ligas metálicas, cerâmicas e materiais poliméricos convencionais.

Ao longo do tempo essas combinações e as propriedades dos materiais estão sendo desenvolvidas por meio de materiais constituídos de dois ou mais componentes com propriedades físico-químicas distintas, estes materiais são denominados materiais compósitos. O objetivo desse tipo de combinação heterogênea é a obtenção de componentes com o melhor desempenho estrutural possível em condições específicas de uso.

Na maioria das vezes, os materiais compósitos são fabricados a partir de dois elementos: um material base, chamado de matriz -  que pode ser cerâmica, polimérica ou metálica - e um reforço, também denominado de fase dispersa – geralmente são fibras ou partículas que servem como carga. O principal papel da matriz é proteger o reforço das ações externas, evitando assim que o material disperso entre em contato com o meio externo, como por exemplo, meios ácidos ou corrosivos. A rigidez e resistência desse tipo de material é proveniente do reforço.

As propriedades dos compósitos dependem tanto dos materiais usados na matriz quanto no reforço, sendo assim, podemos ter várias classificações para o mesmo. Quanto ao tipo de matriz podem ser poliméricos, metálicos ou cerâmicos. Já o reforço pode ser particulados, fibrosos ou estruturais.

Uma observação um tanto pertinente é sobre a utilização de fibras naturais, visto que estamos em uma era onde a preocupação com o meio ambiente é de extrema significância. Apesar de apresentaram poucas vantagens, pois geralmente às propriedades mecânicas são pioradas ou se mantêm quase inalteradas, o apelo comercial venceu em vista dos baixos custos destas fibras, que são originárias de fontes renováveis e inesgotáveis, por possuírem baixa densidade, menor abrasão causada nas máquinas de processamento e também por terem a capacidade de boa adesão à matriz. O uso destas fibras em compósitos estruturais tem crescido significativamente no setor industrial.  

Ao longo deste trabalho vamos apresentar e aprofundar em algumas estruturas, propriedades, aplicações e no processo de fabricação dos materiais compósitos.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Várias tecnologias atualmente, necessitam de materiais que possuam características formadas por combinações incomuns de propriedades que não são oferecidos por ligas metálicas, cerâmicos e materiais poliméricos convencionais. Ao longo do tempo essas combinações e as propriedades dos materiais estão sendo desenvolvidas por meio de materiais compósitos. Uma vasta pluralidade de matrizes e reforços estão disponíveis para vários fins, como por exemplo, em aplicações que se estendem desde utensílios de uso doméstico até estruturas aeronáuticas e aeroespaciais.

 

2.1 Breve histórico

Os materiais compósitos não é uma tecnologia recente. Os povos antigos utilizavam argila e capim seco para confecção de tijolos sendo que este fornecia resistência mecânica e aquele preenchia o material fornecendo solidez, consequentemente, formava-se os primeiros conhecimentos sobre compósitos.

No século XVIII, passou-se a desenvolver materiais compósitos a partir da fibra de vidro tendo sua utilização na Segunda Guerra Mundial em aplicações elétricas no ano de 1939.

O desenvolvimento de materiais compósitos, foi de grande uso durante a Guerra, principalmente na área civil. Sejam em novas linhas de aeronaves, artigos esportivos e estruturas de engenharia civil que estão em desenvolvimento e aperfeiçoamento, aumentando consequentemente seu uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (277.2 Kb)   docx (266.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com