TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA

Por:   •  20/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.057 Palavras (13 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA DE  SÃO JOSÉ DOS CAMPOS[pic 3]

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Diane dos Santos Quintanilha

RA: 6420260903

Denis Wellington dos Santos Pedro

RA: 1299386781

Renato Miorimitsu

RA:6835498488

Thaís Honório Dionísio

 RA: 6814013865

Welison Tavares de Souza

RA: 6277291140

Prof. José Veigas Barragans

Anhanguera Educacional


MATERIAIS DE CONSTRUÇÂO MECÂNICA

RESUMO

Esta pesquisa foi realizada conforme estudos relacionados à Materias e suas estruturas, sua importância e fundamentos.

Está desenvolvimento  elaboração de uma gôndola para construção civil onde avaliamos o custo e todas as propriedades  no qual aplicamos os conceitos pesquisados e vistos em sala de aula.

Palavras-Chave: Gôndola, materiais, resistência, tratamento térmico, forjamento encruamento e laminação.

 

       


Introdução

Nesse projeto iremos tratar de um tema relacionado à mecânica, e de grande abrangência para as mais variadas áreas da engenharia, sendo o estudo sobre tipos de tratamento de um material, sua fabricação, e predominando as suas estruturas e a finalidade do mesmo. Todo o desenvolvimento do estudo será aplicado a construção teórica de uma gôndola para construção de edifícios para maior facilidade de entendimento dos processos.

Planejamento

É usado como critério neste projeto  as condições ambientais adversas que exigem aços de alta resistência à corrosão. Porém, peças comprimidas com elevado índice de esbeltez ou peças fletidas em que a deformação (flecha) é fator preponderante são casos típicos de utilização de aços de média resistência mecânica. No caso de peças com baixa esbeltez e onde a deformação não é importante, fica mais econômica a utilização dos aços de alta resistência. IBDA


Desta forma na construção com estrutura metálica a escolha do tipo de aço é feita em função de aspectos ligados ao:

  • Meio ambiente onde as estruturas se localizam
  • Previsão do comportamento estrutural de suas partes, devido à geometria e aos esforços solicitantes
  • Meio industrial com atmosfera agressiva à estrutura
  • Proximidade de orla marítima
  • Manutenção necessária e disponível ao longo do tempo
  • Mão de obra mais bem treinada e qualificada
  • Material de custo acessível

Desenvolvimento

Com a finalidade de um projeto bastante viável quanto ao custo e com um senso critico sobre um processo de reciclagem, será elaborada uma gôndola que terá capacidade máxima de 20 toneladas.
O projeto será elaborado pensando na construção de edifícios onde a segurança dos trabalhadores está como uma das prioridades.
O material utilizado será um aço de alta resistência, onde o mesmo passara por processos como forjamento e laminação. Abase de sustenção para suspender a gôndola será fixa e será operada por um sistema elétrico. Será necessário também a utilização de cabos de aço, onde serão aplicadas forças de tensão. Desta forma será possível analisar forças de deformação, tensão, tenacidade, resistência e alguns dos processos de tratamento do material para que este possa atender os critérios de um projeto ideal.


Tratamento Térmico

Os tratamentos térmicos são um conjunto de operações que têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas.

A alteração da propriedade mecânica depende de três fatores:

  1. Temperatura de aquecimento
  2. Velocidade de resfriamento
  3. Composição química do material

São esses fatores que irão determina as propriedades mecânicas do aço, após o tratamento “tornando – os mais resistentes menos resistentes etc.”.

Nota “Antes do tratamento térmico e necessário conhecer as características do aço, principalmente sua estrutura cristalina”.

Estrutura cristalina do aço.

Em uma siderúrgica com a oxidação do ferro gusa obtêm-se o aço em seu estado liquido com o resfriamento desse aço os átomos que o compõem vão se agrupando formando assim uma estrutura cristalina eles se agrupam de forma fixa e ordenada.

A esse conjunto de átomos, que ocupam posições fixas e formam uma estrutura, denominamos célula unitária.

[pic 4]

[pic 5]

Durante o processo de solidificação, as células unitárias vão se multiplicando, lado a lado, e formam uma rede cristalina. As células unitárias se organizam, apresentando um contorno de agregado de cristais irregulares. Esses cristais recebem o nome de grãos, que são formados por milhares de células unitárias.

[pic 6]

[pic 7]

De acordo com a disposição dos átomos, originam-se desses sistemas 14 possíveis distribuições dos reticulados átomos, formando os chamados “reticulados” (reticulados ou redes), designados com o nome de “reticulados Bravais”.

Esses 14 reticulados estão representados:

  [pic 8]

[pic 9]

Ao logo do estudo de MCM (matérias de construção mecânica) são três desses reticulados que foram abordados:

Reticulado cúbico de corpo centrado (CCC). Os átomos assumem uma posição no espaço, com forma de cubo. Oito átomos estão nos vértices e um, no centro do cubo. Exemplos: o sódio, o vanádio e o ferro (em baixa temperatura).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (864.2 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com