TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECÂNICA DOS SOLOS E GEOLOGIA

Por:   •  22/10/2015  •  Artigo  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

INDICE DE CONSISTÊNCIA

                    RICARDO MARTINS DE PAULO          RA: B3753b-8     Turma: EC7R30

                    EDUARDO RODRIGUS CARDOSO         RA: B36993-0                    EC7S30

                    LUCAS ALUIZIO DOS SANTOS               RA: B38756-4                   EC7R30

MECÂNICA DOS SOLOS E GEOLOGIA,  PROF: LEONARDO RAMOS

   03 de junho de 2015

Introdução

A consistência do solo é uma importante informação no campo da engenharia. Ela determina o comportamento do solo ao sofrer tensões e deformações. O grau de consistência do solo pode exercer considerável influencia sobre o regime de água no mesmo, afetando a condutividade hidráulica e permitindo inferências sobre a umidade. Também é determinante na resistência do solo á penetração e na compactação. Em estudos geotécnicos, a correlação entre o limite de liquidez e o limite de plasticidade, tem grande aplicação em avaliações de solo para uso em fundações, construções de estradas e estruturas para armazenamento e retenção de água. Os teores de umidade (W) limite entre vários estados de consistência dos solos são denominados limite de consistência, estudados pelo engenheiro químico Atterberg, e adaptados e padronizados pelo professor Arthur Casagrande , o qual deu nome ao aparelho utilizado no ensaio de limite de liquidez. A consistência de um solo refere-se ao grau de resistência e plasticidade do solo que dependem das ligações internas entre as partículas. Solos coesivos tem consistência plástica entre certos teores limites de umidade. No estado liquido o solo apresenta as propriedades e a aparência de uma suspensão.

Não possui forma própria e não apresenta nenhuma resistência ao cisalhamento. Isto ocorre acima do limite de liquidez (LL). No estado plástico o solo apresenta a propriedade de plasticidade(ocorre entre o limite de plasticidade e o liquidez), e pode sofrer deformações rápidas, se que ocorra variação volumétrica apreciável, ruptura ou fissuramento. No estado semi-solido o solo tem a aparência de um solido, entretanto ainda passa por variações de volume ao ser secado( o solo ainda encontra-se saturado). No estado solido o solo não sofre mais variações volumétricas por secagem. Será apresentado neste relatório, os procedimentos pelos quais foram realizados os ensaios para determinar os limites de liquidez(LL), segundo a norma ABNT-6459/84 e, de plasticidade(LP), segundo a norma ABNT NBR-7180/84.

Limite de liquidez

Limite de liquidez (LL) é o teor de umidade (W) que indica a passagem do estado plástico para o estado liquido. Relaciona-se com a capacidade do solo em absorver água. O ensaio para determinar é realizado com o aparelho de Casagrande.

A norma brasileira NBR-6459/84 regulamenta este ensaio. Este ensaio é realizado pelo método de Casagrande, na qual se utiliza o aparelho de mesmo nome, com o qual se aplica 21 golpes deixando a concha do aparelho cair de uma altura padrão para que ela se feche ao final dos golpes. As amostras foram distribuídas em cinco cápsulas, com diferentes quantidades de massa bruta úmida. Após serem secas na estufa, pode-se calcular a massa de água, do solo seco e o teor de umidade. Foi também pesada a massa da cápsula. Em seguida traçamos a curva conforme a ranhura em casa amostra( pela norma, os valores devem ser entre 15 e 35 golpes). O teor do limite de liquidez é considerado aquele em que, na curva, encontra-se para um numero de 21 golpes.

Colocar a massa úmida do solo com a água dentro do aparelho Casagrande e depois, bater 21 golpes ate fechar o solo.

[pic 9][pic 10]

[pic 11]   [pic 12]

Limite de plasticidade

O limite de plasticidade (LP) é o teor de umidade abaixo do qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-solido, ou seja ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradiço. Deve-se observar que esta mudança de estado ocorre nos deforma gradual, em função da variação da umidade, portanto a determinação do limite de plasticidade precisa ser arbitrado, o que não diminui seu valor uma vez que os resultados são índices comparativos. O ensaio para sua determinação é regulamentado pela norma brasileira NBR-7180/84, e para aplicação da mesma é necessário consultar as normas NBR-6459/84 e a NBR-6457/86. Para o ensaio realizado, foram distribuídas em cinco cápsulas, diferentes quantidades de massa bruta úmida. Após passar pela secagem em estufa, pode-se calcular a massa de água, do solo seco e o teor de umidade. O teor de limite de plasticidade é considerado como, a media aritmética dos teores de umidade das amostras.

 

                              INDICE DE PLASTICIDADE

 peso cápsula

1° vareta com cápsula

2° vareta com cápsula

3° vareta com cápsula

17,6 gramas

 17,65 g

 17,78 g

 17,64 g

[pic 13] [pic 14]

Materiais  e métodos utilizados

  • Estufa para determinar o valor da massa seca em estufa;
  • Aparelho Casagrande com características e dimensões padronizadas;
  • Cápsulas de alumínio;
  • Espátula de metal flexível;
  • Cinzéis com as características e dimensões padronizadas;
  • Balança;
  • Solo
  • Placa de vidro

         

Para realizar o ensaio de índice de consistência, iremos seguir os seguintes passos:

1° passo: com uma certa quantia de solo e massa de água, fizemos uma massa consistente, mais não muito pastosa.

2° passo: já com a massa úmida pegamos uma placa pequena de vidro, e fazemos o processo de vai e vem com o solo até se formar uma vareta de solo bem fina, do diâmetro de um tubo de tinta de caneta, dividimos essa vareta de solo em 3 partes e pesamos na balança, em seguida anotamos o valor de cada parte da vareta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (456.3 Kb)   docx (329.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com