TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regimes Tectonicos - Mecânica dos Solos e Geologia

Por:   •  29/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 2

REGIMES TECTÔNICOS

GENERALIDADES

A tectônica (em grego: tektos = estrutura) é o campo das Geociências que trata do arranjo espacial das rochas, dos movimentos e forças que o gerou. Ela envolve observação das rochas em todas as escalas, bem como modelagem física e numérica. Didaticamente é referida por designações diversas: Microtectônica e Geoctectônica. O estudo dos movimentos e das forças envolvidas é chamado Geodinâmica.

FORÇA E TENSÃO

A força que atua no globo, referida como força tectônica, é gerada por movimentos das placas e do manto. De maneira muito simplificada, para conhecer a tensão num ponto considera-se um sistema cartesiano de referencia e três planos quaisquer que sejam ortogonais entre si e contenham um ponto.

DEFORMAÇÃO

A deformação é a mudança de forma (distorção), atitude (rotação), posição (translação), volume (dilatação positiva ou negativa), ou combinações dessas propriedades. As transformações são devidas aos movimentos tectônicos, que são os deslocamentos de massas rochosas impostos por forças tectônicas. O estudo da deformação e do fluxo de materiais sob influência de tensões é chamada Reologia. Os fatores que afetam a ductilidade são: A tensão diferencial, O aumento da pressão, A Temperatura, O tempo de aplicação, A presença de fluidos, A anisotropia de uma rocha, A heterogeneidade e a Coesão das rochas.

TIPOS BÁSICOS DE DEFORMAÇÃO

A deformação origina numerosos tipos de estruturas.

DEFORMAÇÃO PROGRESSIVA E FINITA

A deformação se processa por incrementos infinitesimais ou incrementais, seguindo uma trajetória de deformação, isto é, a deformação é progressiva. Essa trajetória é composta por etapas sucessivas, com pulsos  de atividade e intervalos em equilíbrio ou de menor atividade.

DEFORMAÇÃO RÚPTIL E DÚCTIL

A deformação é classificada em rúptil, friável ou quebradiça e dúctil ou plástica, conforme a rocha se rompa e perca a continuidade ou mantenha a integridade. As falhas passam de rúpteis para dúcteis ao se aprofundarem. O campo rúptil situa-se na crosta superior, sendo a fragmentação incoesa nos primeiros quilômetros de profundidade.

DEFORMAÇÃO HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA

A deformação de um objeto pode ser uniforme, de modo que cada ponto tem as mesmas modificações e elementos paralelos permanecem paralelos durante todo o processo.

DEFORMAÇÃO COAXIAL E NÃO COAXIAL

A deformação pode envolver apenas translação e mudança de volume, essa é a deformação coaxial, também chamada de rotacional ou cisalhamento puro (podendo ser rúptil ou dúctil, homogênea ou não homogênea). Alternativamente, a deformação pode envolver rotação e distorção da massa rochosa, essa é a deformação não coaxial, também referida como rotacional ou cisalhamento simples.

REGIMES TECTÔNICOS

Eles promovem a movimentação e a estruturação das massas rochosas, correspondendo ao que se chama regime tectônico. Pode ser dividido em três tipos: Distensivo, Compressivo e o Transcorrente.

REGIME E SISTEMA DISTENSIVO

São também referidos como divergentes, normais, extensionais, de estiramento ou gravitacionais.

REGIME E SISTEMA COMPRESSIVO

São também chamados de convergentes, de cavalgamento, de empurrão, tangenciais, contracionais ou de encurtamento. Incide principalmente nas bordas convergentes de placas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com