TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDA DE VAZÃO PELO MÉTODO VOLUMÉTRICO

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Hidráulica e Hidrologia/ Engenharia Civil

MEDIDA DE VAZÃO PELO MÉTODO VOLUMÉTRICO

INTEGRANTES

MATRÍCULA

TURMA

Marcos Barros

T49303-0

EC5R15

Matheus Alves Pereira

B676CH-3

EC5R15

Matheus de Paula Repizo

B59565-5

EC5R15

Matheus Henrique Abreu Moreyra

B8185H-0

EC5R15

Viniccius Braga

B7667J-1

        

Profª.  Renata Abdallah

Bauru

18/03/2015

1. Introdução

           O termo hidráulica derivou-se da raiz grega Hidro, que tem o significado de água, que é definida como a ciência que estuda o comportamento da água e de outros líquidos, quer em repouso (hidrostática), quer em movimento (hidrodinâmica). Entende-se então por hidráulica, os movimentos, a transmissão e o controle de forcas mediantes líquidos-fluídos sobre pressão.
Aplicação da hidráulica: Máquinas hidráulicas (bombas e turbinas), obras fluviais, como usinas hidrelétricas, canalizações, diques, etc. Saneamento, como as redes de distribuição de água, e de esgotos, emissários, submarinos, etc . Na área técnica, na construção de: prensas, automóveis, aviões, navios. No acionamento hidráulico: velocidade variável, parada instantânea, proteção contra sobrecarga, fluído,transmissão de energia(óleo ou água), resfriar ou dissipar calor, fluídos hidráulicos (água + aditivos: fluídos sintéticos, fluídos resistentes ao fogo), etc.
        O transporte de fluidos é feito através de condutos projetados para esta finalidade.Esses condutos podem ser abertos para a atmosfera, recebendo o nome de canais e destinados principalmente ao transporte de água, ou serem condutos fechados, em que a pressão é maior que a atmosfera, sendo assim denominados dutos sob pressão.
Os escoamentos em dutos sob pressão são característicos nos escoamentos provocados por bombas hidráulicas.
            O escoamento interno em tubulações sofre forte influência das paredes, dissipando energia devido ao atrito.
            As partículas em contato com a parede adquirem a velocidade da parede, ou seja, velocidade nula, e passam a influir nas partículas vizinhas através da viscosidade e da turbulência, dissipando energia.
Essa dissipação de energia provoca um abaixamento da pressão total do fluido ao longo do escoamento que é denominado de PERDA DE CARGA.
            A perda de carga pode ser distribuída ou localizada (também conhecida por singular), dependendo do motivo que a causa.
            A perda de carga num tubo ou canal, é a perda de energia dinâmica do fluido devido à fricção das partículas do fluido entre si e contra as paredes da tubulação que os contenha. Pode ser contínua, ao longo dos condutos regulares, acidental ou localizada, devido a circunstâncias particulares, como um estreitamento, uma alteração de direção, a presença de uma válvula, entre outros fatores
                                       

                                     

2. Objetivos

          Este experimento visa analisar o tempo de fluxo de um fluído, sendo ele direcionado a uma caixa de contenção ou qualquer tipo de agregado, onde podemos medir em um nível de escala, o tempo em que uma bomba hidráulica leva para encher esta caixa em uma determinada altura, efetuando assim os cálculos de sua vazão Volumétrica. Essa importância é devido à necessidade de se dimensionar sistemas hidráulicos para se conseguir um controle melhor, monitoramento e maior eficiência de sistema de bombas sejam elas ligadas em série ou em paralelo. Desse modo, tendo uma maior confiabilidade no meio produtivo ao qual o sistema hidráulico está atuando, de modo a aumentar a produtividade como um todo e se possível reduzindo os custos a partir do bom dimensionamento de um projeto hidráulico. O estudo da hidráulica em sistemas reais é de grande importância, uma vez que nestes sistemas ocorrem grandes perdas de cargas, aumentando desse modo o custo de operação do sistema, ou até mesmo colocando em risco a eficácia do projeto.

3 .  Procedimento experimental

Primeiramente forma verificados todos os registros para ter a certeza de que estavam fechados, manteve-se somente o registro R1 aberto.

Com o registro R1 aberto, o painel foi ligado com um disjuntor, o LED indicou que estava energizado.

A válvula de drenagem que serve para esvaziar o reservatório manteve-se fechada.

Foi ajustada a potência da bomba 1 e assim pôde-se apertar o botão START para dar inicio ao procedimento. Também foi anotada a área da base que era de 0.311355m²

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (165.6 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com