TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas de volume: medida de diversos volumes de água em diferentes recipientes volumétricos

Por:   •  7/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 7

Experimento 1 – Calibração de materiais volumétricos

Experimento 2 - Medidas de volume: medida de diversos volumes de água em diferentes recipientes volumétricos

Resumo:

O presente relatório tem por objetivo descrever a prática de “calibração de materiais volumétricos” e medidas de volume: medida de diversos volumes de água em diferentes recipientes volumétricos”, tiveram como principal objetivo o reconhecimento dos principais recipientes volumétricos e suas técnicas de medidas, bem como, estudar suas características e especificações de utilidade, visando detectar a exatidão e o erro aproximado de cada recipiente utilizado. [1]

Para a realização desses, foram utilizados: água destilada, béquer, balão volumétrico, funil, pipeta volumétrica, proveta volumétrica, pera de borracha, pipeta de Pasteur de polietileno, termômetro e balança semi-analítica.

A técnica utilizada no experimento 1 foi para descobrir o erro relativo através das médias dos volumes obtidos. [2]

A técnica utilizada no experimento 2 foi para descobrir a exatidão dos recipientes, verificando a precisão da pipeta volumétrica utilizada nesse experimento.

Portanto, após a realização do experimento 1, encontrou-se um erro negativo. E, com a realização do experimento 2, foi possível perceber que houve concordância nos resultados ao transferir o reagente da pipeta volumétrica para a proveta.

Introdução:

A calibração de um equipamento é um procedimento de extrema importância, pois por meio dela o equipamento é aferido, pois o uso correto destes equipamentos é critico para as medições analíticas e, assim ele deve ser corretamente utilizado, conservado e calibrado, levando-se em conta os aspectos ambientais.

Os equipamentos volumétricos têm como finalidade reduzir ao mínimo os erros nas suas análises, eles são encontrados de dois tipos, os calibrados que tem suas medidas de volume exatas, os que são calibrados com medidas de volume aproximadas, mas que estejam dentro dos limites padrões.


Os procedimentos de limpeza e armazenagem de equipamentos volumétricos podem ser críticos, particularmente para análises que deixem resíduos nos frascos, onde a dissolução e a adsorção podem ser significativas.

A leitura do menisco é experimentalmente um passo critico, tanto na calibração como na medição de volume em qualquer instrumento volumétrico utilizado em laboratório e deve ser realizado de forma correta – Lê-se o menisco posicionado ao nível dos olhos -, para se evitar erros de leitura do operador.

Materiais e Métodos:

[pic 1]

Figura 1 - Vidrarias utilizadas nos experimentos

Materiais utilizados para realização do experimento 1:

1Balão volumétrico de 100 mL

1 Béquer de 100 mL

  • Funil

  • Pipeta de Pasteur de polietileno
  • Termômetro
  • Balança semi-análitica
  • Piceta

Reagente Químico:


Água destilada

Metodologia do experimento 1:

Para a realização dos experimentos foram utilizadas as seguintes fórmulas:

1-

2-

3-

4-

 

  =    onde M, massa de água;   , massa do balão + água;  , massa do balão vazio + tampa

 = / onde m, massa e v, volume

 =  +   /

             /    ×  %

Também utilizou-se a tabela 3 [1]:

[pic 2]


Utilizando o balão volumétrico limpo, seco e com tampa, foi verificada a massa desse sob uma balança semi-analitica, tomando o cuidado de manuseio com proteção, para não haver contato com as mãos, pois pode influenciar no resultado final. Verificamos a massa do balão volumétrico.

Obs: ao utilizar a balança semi-analitica, tomou-se o cuidado de verificar se a mesma encontrava-se nivelada (nível de bolha no centro da circunferência). Além disso, deve-se tomar alguns cuidados: [3]

  • Nunca tocar com as mãos os objetos a ser pesados. Estes objetos devem ser manipulados com uma pinça ou papel limpo.

  • Todo objeto deve ser pesado à temperatura ambiente para evitar erros devido à formação de correntes de convecção.
  • Nunca colocar reagentes diretamente sobre o prato da balança, mas pesá-los em recipientes adequados, tais como pesa-filtro, béquer pequeno, vidro de relógio ou até mesmo em papel apropriado para pesagem (papel acetinado). Sempre que alguma substância cair acidentalmente sobre o prato da balança, este deve ser imediatamente limpo com um pincel macio.
  • Manter sempre as laterais da câmara de pesagem fechadas quando se faz a leitura do peso, pois qualquer corrente de ar externa pode causar erro na leitura.
  • Nunca colocar ou retirar objetos do prato de uma balança sem que esta esteja travada.
  • Nunca deixar pesos na balança após a pesagem. Voltar o marcador para a posição zero sempre que terminar esta operação.

[pic 3]

Figura 2 - Balança semi-analítica utilizada nos experimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (415.3 Kb)   docx (355.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com