TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE DIMENSIONAMENTO DO PAVIMENTO

Por:   •  1/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA-UNISUL

MEMORIAL DE DIMENSIONAMENTO DAS SAPATAS

Tubarão, 2015

MEMORIAL DE DIMENSIONAMENTO DO PAVIMENTO

Trabalho apresentado à

Disciplina de Fundações o

Curso de Engenharia Civil

Professor Ismael Medeiros

Tubarão, 2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1.        Definições        

2.        LAUDO DE SONDAGEM        

3.        CARACTERÍSTICAS DOS SOLOS EXISTENTES        

3.1.        Solos Argilosos        

3.2.        Solos Arenosos        

4.        PILARES E CARGAS        

4.1.        Distribuição dos Pilares        

4.2.        Cargas Atuantes        

5.        SAPATAS        

5.1.        Disposição        

5.2.        Dimensionamento        

5.3.        Execução        

5.3.1.        Concreto        

5.3.2.        Aço        

7.        RECALQUE        

7.1.        Recalque Direcional        

7.2.        Recalque Distorcional        

7.3.        Conseqüência dos Recalques        

8.        BIBLIOGRAFIA        

  1. INTRODUÇÃO
  1. Definições

Fundações são elementos estruturais cuja função é transmitir as ações atuantes na estrutura à camada resistente do solo. Os elementos estruturais de fundações devem apresentar resistência adequada para suportar as tensões geradas pelos esforços solicitantes. Além disso, uma fundação deve transferir e distribuir seguramente as ações da superestrutura ao solo, de modo que não cause recalques diferenciais prejudiciais ao sistema estrutural nem a própria ruptura do solo.  

 Segundo a NBR 6122:2010, em função da profundidade da cota de apoio, as fundações classificam-se em:

Fundação superficial: Elemento de fundação em que a ação é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

Fundação profunda: Elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, devendo sua ponta ou base estar assentada em profundidade superior ao dobro de sua dimensão em planta, e no mínimo 3,0 m. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas e os tubulões.

Neste texto aborda-se o projeto estrutural das sapatas, as quais representam uma das soluções mais utilizadas como fundação superficial. As sapatas são elementos de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração neles resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim. A área da base das sapatas é projetada em função da tensão de compressão admissível do solo – determinada através de investigação geotécnica (sondagens).  

“A concepção de fundação é uma realidade um misto de ciência e arte”.

(HACHICH et al., 1998, p.211)

  1. LAUDO DE SONDAGEM

[pic 2]

  1. CARACTERÍSTICAS DOS SOLOS EXISTENTES
  1. Solos Argilosos

O terreno argiloso caracteriza-se pelos grãos microscópicos, de cores vivas e de grande impermeabilidade. Como consequência do tamanho dos grãos, as argilas:

• São fáceis de serem moldadas com água;

• Têm dificuldade de desagregação.

• Formam barro plástico e viscoso quando úmido.

• Permitem taludes com ângulos praticamente na vertical. É possível achar terrenos argilosos cortados assim onde as marcas das máquinas que fizeram o talude duraram dezenas de anos.

        Em termos de comportamento, a argila é o oposto da areia. Devido à sua plasticidade e capacidade de aglutinação, o solo argiloso é usado há milhares de anos como argamassa de assentamento, argamassa de revestimento e na preparação de tijolos. As lendárias Torres de Babel, assim como todas as edificações importantes da Babilônia, foram feitos de tijolos de barro cozidos ao sol.
        A maior parte do solo Brasileiro é de solo argiloso e este tem sido utilizado de maneiras diferentes ao longo da nossa história, desde a taipa de pilão do período colonial até os modernos tijolos e telhas cerâmicas, sem falar dos azulejos e pisos cerâmicos.
        Os grãos de argila são lamelas microscópicas, ao contrário dos grãos de areia que são esferoidais. As características da argila estão mais ligadas à esta forma lamelar dos grãos do que ao tamanho diminuto.                                                           Os solos argilosos distinguem-se pela alta impermeabilidade. Aliás, são tão impermeáveis que tornaram-se o material preferido para a construção de barragens de terra, claro que devidamente compactadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (694 Kb)   docx (417.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com